26/12/2022 17h32
atualizado em: 26/12/2022 17h36

O vereador Ítalo Moreira (PSC), que mais realizou proposituras nos dois primeiros anos de legislatura (2021-2022), tendo protocolado 2691 proposituras, isso até o fechamento do último dia do expediente (15 de dezembro), sendo destas 157 projetos de leis ordinárias, 21 projetos de Emenda à Lei Orgânica, 11 projetos de resolução, 42 decretos legislativos e 521 requerimentos, comemorou a declaração da ANATEL de que Sorocaba poderá ser uma das primeiras cidades do Brasil a receber a tecnologia 5G.O vereador foi o autor da legislação municipal que irá desburocratizar as regras de implantação para a instalação de antenas 5G na cidade, o que pode acelerar a instalação da tecnologia no município, fazendo de Sorocaba pioneira no Brasil.

O parlamentar é conhecido por defender a liberdade econômica do comércio com menos interferência do estado, é totalmente contrário a qualquer tipo de imposto, seja ele municipal, estadual e federal, além de promover o famoso “revogaço” de centenas de leis na cidade, que não teriam mais utilização, e só geravam mais burocratização ao sorocabano.

Dentre as muitas leis de sua autoria em vigor na cidade (mais de 70), Ítalo citou como um dos maiores orgulhos do mandato, que foi a realização da audiência pública sobre a implantação da tecnologia 5G, que já está ocorrendo em grandes capitais. Porém, na audiência pública que ocorreu no dia 31 de agosto deste ano, a Lei 12.625, de 2022, de autoria do Ítalo, foi elogiada pela ANATEL, dizendo que deveria servir de exemplo para outros municípios.

“O nosso projeto foi elogiado pela Anatel que disse que o 5G chega em Sorocaba por conta do nosso projeto de lei que vai desburocratizar sim as instalações de antenas na cidade. Antes, a lei era muito burocrática e colocava muitos empecilhos para instalações de antenas sem qualquer justificativa científica, como não poder colocar torre de celular próximos de escolas ou hospitais, nada comprovado cientificamente, além da escritura do terreno de instalação da antena. Nós temos que nos preocupar com os benefícios que a tecnologia trará para a cidade, não só pelo lazer, ou pelo gamer que terá uma internet mais rápida e com menos ‘delay’ (que significa atraso na linguagem dos gamers) para utilizar, mas sim para a industria 4.0, para as telemedicinas e cirurgias remotas que poderão ser realizadas a distância sem qualquer atraso e em tempo real, nós já temos a empresa Huawei que já utiliza dentro da industria 4.0, como também o smart Campus da FACENS que já utiliza esse tipo de tecnologia”, disse o vereador Ítalo Moreira.

O vereador também fez um comparativo com o cenário da pandemia na qual foi assolada por todo mundo, aonde grande parte “o 5G chegará a Sorocaba por causa do nosso Projeto”. Para Ítalo Moreira a chegada da tecnologia pode auxiliar num possível novo cenário, se vier a acontecer, como também para melhoria dos serviços públicos que podem se utilizar de uma internet mais rápida.

“Isso é bom para um cenário pandêmico como também é bom para a Prefeitura trabalhar com Sandbox, como também para resolver problemas remotamente com um sinal de resposta mais rápida. Eu fico muito feliz com isso, pois Sorocaba está sendo um exemplo já aprovando a facilitação das instalações e a Prefeitura estar apoiando nosso projeto para uma cidade mais inteligente. Só para se ter uma ideia, facilitando a instalação das antenas 5G, as antenas 4G que muita gente ainda vai utilizar vai aumentar, e quem ganha com isso são as operadoras e seus usuários”, disse o vereador.

(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira/PSC)