26/12/2022 17h47

Há pessoas que estão aguardando atendimento desde 2014. Representação de Ítalo Moreira pede ao MP que a fila seja zerada com urgência.

Sorocaba tem cerca de quatro mil pessoas na fila de espera por exames e cirurgias de retina, e algumas delas estão há mais de oito anos sem atendimento. A informação foi levantada pelo vereador Ítalo Moreira (PSC), que ingressou nesta terça, 20, com uma representação no Ministério Público para denunciar o Governo do Estado de São Paulo, que é responsável pelos exames e cirurgias de retina.

Na representação, o vereador também pede uma imediata investigação sobre a demanda reprimida de cirurgias e exames de retina em Sorocaba. “Nosso gabinete fez uma investigação aprofundada e descobrimos que existe hoje uma enorme fila de quase 4 mil pessoas aguardando exames e cirurgias de retina em Sorocaba. Esta fila tem pessoas que estão aguardando atendimento desde 2014, ou seja, mais de 8 anos. Vale lembrar que essa demanda é de responsabilidade do estado e não do município”, explica Ítalo.

Além da investigação, a representação do vereador também pede que o Ministério Público tome as medidas cabíveis contra a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e que, ao final, “a fila de exames e cirurgias de retina possa ser zerada, atendendo todas as pessoas que necessitam urgentemente deste auxílio à saúde”.

(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira/PSC)