27/12/2022 11h03

Proposta pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos), ação deve ocorrer durante a “Semana Municipal de Incentivo à Leitura”.

Fica instituída a Ação Cultural “O Jovem Poeta” na Cidade de Sorocaba, a ser desenvolvida no mês de outubro de cada ano. É o que prevê a Lei nº 12.704, de 26 de dezembro de 2022, de autoria do vereador Cristiano Passos (Republicanos), publicada no Jornal do Município.

A ação cultural deverá somar-se às atividades desenvolvidas durante a “Semana Municipal de Incentivo à Leitura”, instituída pela Lei Municipal nº 7.508, de 3 de outubro de 2005. Poderão participar da “Ação Cultural Jovem Poeta” crianças e jovens residentes na cidade de Sorocaba.

Na justificativa da nova lei, Cristiano Passos cita o poeta gaúcho Mário Quintana (1906-1994), para quem “a poesia é essencial à vida e o acesso a ela é um direito de toda criança e todo jovem”. O autor enfatiza ainda que o leitor, ao entrar em contato com outras formas de pensar e outras culturas através da leitura, amplia sua visão de mundo, considerando outras perspectivas que só o enriquecem.