29/12/2022 10h19
atualizado em: 29/12/2022 10h20
Facebook

Lei 12.712, do vereador Ítalo Moreira (PSC), prevê que a data deverá ser comemorada em 25 de maio, com eventos culturais e festivais no segmento Cosplay

O “Dia da Cultura Geek” passa a constar no calendário oficial de Sorocaba. É o que prevê a Lei nº 12.712, de 27 de dezembro de 2022, de autoria do vereador Ítalo Moreira (PSC), publicada no Jornal do Município. 

A data deverá ser comemorada anualmente no dia 25 de maio, com eventos culturais e festivais no segmento Cosplay, Moda Kawaii, J-Fashion, Lolita, Visual-Kei, Gamers, Colecionadores, Animes, Grupo Star Wars, Tokusatsu, entre outros similares. 

Ainda de acordo com a nova lei, fica a critério dos organizadores de eventos públicos ou privados seguirem o calendário oficial do “Dia da Cultura Geek” para promover atividades comemorativas, podendo contar com incentivo por parte do poder público. 

Na justificativa da lei, Ítalo Moreira afirma que, anualmente, em 25 de maio, é comemorado o “Dia do Orgulho Nerd” ou “Dia da Toalha”, para homenagear o autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams, que morreu em 11 de maio de 2001, aos 49 anos, e o “Dia de Star Wars”, para homenagear fãs do filme “Star Wars” (Guerra nas Estrelas), lançado mundialmente em 1977. 

Esse tipo de celebração é conhecido pelo termo em inglês “Cosplay”, um estilo de jogo, dramatização ou performance, em que os participantes se vestem com figurinos e acessórios em homenagem a personagens específicos. Ítalo Moreira salienta que o “Cosplay” e seus segmentos tornaram-se uma nova modalidade de arte e seu reconhecimento pode contribuir com o turismo em Sorocaba.