11/01/2023 09h32

Por meio de projeto de lei, o vereador quer tornar obrigatória a implantação desses equipamentos em licitações e projetos de novas escolas

Nos projetos e processos licitatórios para construção de escolas municipais do Ensino Fundamental (Ciclos I e II) poderá ser obrigatória a inclusão de instalação de piscina, quadra poliesportiva e vestiário masculino e feminino. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador João Donizeti, que está sendo protocolado na Câmara Municipal.

Segundo João Donizeti, o objetivo da proposta é fomentar a prática esportiva nas escolas municipais e melhorar a qualidade de vida dos estudantes do ensino fundamental, possibilitando a criação de espaços adequados para essa prática. De acordo com o projeto de lei, as medidas de construção da piscina, da quadra poliesportiva e dos vestiários serão definidas em projetos aprovados pela secretaria competente da Prefeitura Municipal.

“É do conhecimento de todos que o esporte na vida das crianças, adolescentes e jovens produz benefícios que perduram por toda a vida. Por isso, o corpo pedagógico das escolas se preocupa em oferecer atividades que promovam o desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos, especialmente no período crucial que vai dos zero aos seis anos”, argumenta João Donizeti.

O vereador observa, entretanto, que essas atividades muitas vezes acabam sendo limitadas pela falta de instalações próprias nas escolas municipais. “O nosso projeto de lei procura corrigir esse problema, ao tornar obrigatória, nas licitações futuras para a construção de escolas, a previsão de quadra poliesportiva, piscina e vestiários para que os alunos possam praticar atividades físicas”, explica João Donizeti.

O parlamentar salienta que “a prática de esportes estimula a autonomia da criança e contribui para a construção de uma personalidade saudável”, destacando também o papel da natação infantil na educação: “A natação infantil desenvolve competências que ajudarão positivamente a vida adulta. Por isso, é muito importante que nossas escolas municipais disponham de piscina para a prática dessa atividade” – defende João Donizeti, observando que esse conjunto de equipamento possibilitará o desenvolvimento de várias atividades nas escolas.