19/01/2023 08h18

Objetivo foi dialogar sobre políticas públicas e sua implementação em Sorocaba e Região

A convite de alguns ministros, a vereadora Iara Bernardi (PT) esteve em Brasília na última quarta-feira (18) para conversar sobre Sorocaba e Região com o novo Governo Lula e falar das políticas públicas que poderão ser implementadas em toda a região. Como uma das representantes do governo no município, somada à experiência de três mandatos como deputada federal, Iara foi convidada a dialogar sobre a região com o Governo Federal.

Pela manhã, a vereadora esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com o amigo e ministro Paulo Teixeira. Na reunião, Iara pode falar do trabalho nos assentamentos da Região de Sorocaba e também da relevância da retomada de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a ampliação do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) para as famílias da região, que trabalham com a agricultura familiar, agroecologia e produção de orgânicos. Além da necessidade de revitalização das políticas do Ceagesp, no Estado e em Sorocaba.

“A região é riquíssima em famílias de produtores da agricultura familiar, temos muita produção de qualidade por aqui. O presidente Lula sempre afirma que a missão deste governo é acabar com a fome, que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, por isso é de extrema necessidade trabalharmos para o desenvolvimento da soberania alimentar por meio a agricultura sustentável", ressaltou a vereadora petista.

Ministério da Mulher – Ainda pela manhã, Iara também esteve no recém-retomado Ministério da Mulher, onde foi recebida pela secretária Ana Teresa Iamarino, uma vez que a ministra Cida Gonçalves está afastada, após ter testado positivo para Covid-19.

“No encontro foi discutida a importância da implementação de mais políticas públicas para mulheres. Conversamos sobre da experiência da Casa da Mulher Brasileira, iniciada no governo Dilma, que pode ser ampliada para a nossa região. Como autora de diversas leis de proteção e amparo às mulheres, fico muito satisfeita com a recuperação do Ministério da Mulher e com a possibilidade da ampliação das políticas públicas”, afirma.

Secretaria Especial – À tarde, a vereadora reuniu-se com o amigo e ministro da Secretaria Especial de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com o secretário especial de Assuntos Parlamentares, Valmir Prascidelli, e com o deputado federal pelo PT-SP, Alencar Santana.

Na pauta da reunião, a necessidade da reconstrução da articulação política da nossa região com o Governo Federal. O ministro Padilha e o secretário Prascidelli reafirmaram a total abertura ao diálogo com a Região de Sorocaba e Iara foi convidada a contribuir como interlocutora neste processo.

“É uma felicidade poder colaborar para que a nossa região receba os programas e políticas públicas do Governo Lula novamente. Quando fui deputada federal viajei toda a nossa região levantando seus problemas e levando políticas públicas dos governos do PT para trazer melhorias para a população. É muito importante resgatar essa ligação entre a região de Sorocaba e o atual Governo Lula”, disse.

Ministério do Trabalho – Encerrando a agenda em Brasília, Iara reuniu-se com o amigo e ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em seu gabinete no Ministério. Segundo a vereadora, o encontro foi muito produtivo, com a discussão da essencial reconstrução do Ministério do Trabalho, o comprometimento com a retomada do emprego pleno no Brasil e a valorização do salário mínimo. O ministro Marinho também se colocou à disposição para atender a região de Sorocaba.

“Volto para Sorocaba muito feliz e satisfeita com o saldo positivo dos encontros. Nossa região pode contar novamente com os programas e políticas de um Governo Federal comprometido com a população”, finalizou Iara.

(Assessoria de Imprensa – Vereadora Iara Bernardi/PT)