20/03/2023 09h11
atualizado em: 20/03/2023 10h14

A iniciativa do evento, que reuniu médicos, pacientes e gestores da Unimed, foi do vereador e médico Dr. Hélio Brasileiro (PSDB)

Os 20 anos do primeiro transplante realizado pela Unimed Sorocaba foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite de sexta-feira, 17. A inciativa foi do vereador e médico Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, que presidiu a sessão e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: diretor-presidente da Unimed Sorocaba, médico Gustavo Ribeiro Neves; diretor vice-presidente da Unimed Sorocaba, médico José Feliciano Delfino Filho; e a psicóloga Livia Siviero Canavezi, supervisora de saúde de Sorocaba, representando o secretário de Saúde, médico Cláudio Pompeo, e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

A mesa estendida contou com personalidades e homenageados, entre eles, os médicos Ben-Hur Ferraz Neto, Agnes Clini Baptista, João Edson Dib, Fábio Scalet Soeiro, Renato Hidalgo, Rogério Carballo Afonso, Júlia Maria Bellini e Maria de Fátima Fischer, além de Edson Júnior, José Santos da Silva Júnior, Lenira Muller, Otacílio da Rocha, Tadeu Thomé e Lília Rodrigues.

Durante a sessão foi exibido um vídeo informativo sobre o primeiro transplante da Unimed Sorocaba, realizado em 14 de março de 2003 no Hospital Unimed Sorocaba “Dr. Miguel Soeiro”, que se tornou referência na realização de transplantes. Até fevereiro de 2023, o centro de transplantes do Hospital Unimed Sorocaba “Dr. Miguel Soeiro” realizou 287 transplantes de fígado, 359 de medula óssea autólogo (com a medula do próprio paciente), 965 de córnea, cinco de fígado-rim, quatro de rim intervivos; 30 de rim, 48 de medula óssea alogênico, 52 de ossos e 21 de coração.

Essência médica – O vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), ao saudar os homenageados, se definiu como 99,9% médico e 0,1% político. “A medicina é minha paixão. A política foi uma necessidade ideológica de momento, em que se clamava por mudanças. Entendi que era possível fazer diferente e acredito que estamos trabalhamos de forma diferente”, afirmou. “Cheguei em Sorocaba há 26 anos e fui muito bem acolhido. Hoje, na condição de legislador, estou tendo a oportunidade de convocar uma sessão solene em homenagem a um momento tão importante como esse”, enfatizou, destacando o caráter de sacerdócio que envolve o trabalho de todos os profissionais de saúde, muitas vezes obrigados a passar o Natal ou o Ano Novo no plantão de um hospital.

Durante a sessão solene foram homenageados os médicos e demais profissionais de saúde que participaram da equipe do primeiro transplante, a começar pelo médico Ben-Hur Ferraz Neto, assim como o médico anestesista Fábio Scalet Soeiro; os médicos Maria de Fátima Fischer e Rogério Carballo Afonso; o enfermeiro Tadeu Thomé; a enfermeira Lenira Muller; além do atual diretor-presidente da Unimed, Gustavo Ribeiro Neves e a própria instituição. A primeira paciente transplantada, Genil Coraio, também foi homenageada com votos de congratulações, a ser entregue posteriormente.

Depoimentos de transplantados – O evento também contou com um depoimento da senhora Genil Quinalha Coraio, de 80 anos, a paciente do primeiro transplante do hospital: “Eu estou aqui para agradecer à equipe do Ben-Hur, porque estava muito difícil. Então, fui me tratar com ele e ele decidiu fazer um transplante. Fiquei um mês no hospital e depois vim para casa. Correu tudo bem. Hoje, só tenho a agradecer ao Ben-Hur e a todos os médicos que me ajudaram a ter a minha saúde. Então, eu digo às pessoas que não desistam, que se precisarem de cirurgia ou tratamento, que façam, só têm a ganhar nas mãos do Ben-Hur e sua equipe” – afirmou Genil Coraio, em mensagem virtual.

Outro paciente transplantado na Unimed Sorocaba, Otacílio Campos da Rocha, esteve presente na solenidade e também deu seu depoimento: “Estou muito emocionado porque, quando encontrei essas pessoas aqui, um filme passou pela minha cabeça. Há 20 anos, eu passei por uma enfermidade e fui muito bem acolhido por essa equipe maravilhosa da Unimed Sorocaba, que sempre me acolheu e me ajuda até hoje, a equipe do Ben-Hur, da enfermeira Lenira. É uma equipe fantástica. Muitas pessoas têm medo de se submeter a um transplante, mas transplante é vida, é saúde, tem que fazer”, aconselhou.

Hospital Unimed – O diretor-presidente da Unimed, Gustavo Ribeiro Neves, agradeceu o vereador Dr. Hélio Brasileiro e a Câmara Municipal pela homenagem e falou do desafio que foi realizar o primeiro transplante há 20 anos, destacando, além do aspecto técnico-científico em si, também o trabalho de credenciamento, preparação e empreendedorismo que envolveu a operação. Observou que fazer transplante "exige muita dedicação da equipe, é cuidar do paciente de forma intensa, no pré-transplante e no pós-transplante". Também elogiou o secretário de Saúde da época, Vitor Lippi (depois prefeito e hoje deputado federal pelo PSDB), que apoiou a realização do primeiro transplante da Unimed Sorocaba. Lembrou, ainda, que a maioria dos transplantes no Hospital da Unimed é feita via SUS. “É uma parceria público-privada de sucesso, modelo para todo o país” – destacou.

No encerramento da sessão solene, o vereador Dr. Hélio Brasileiro fez questão de lembrar o médico oncologista Rodolfo Pinto Machado de Araújo, que morreu em 11 de julho de 2021, aos 73 anos, e que foi presidente da Unimed Sorocaba durante 16 anos, de 1996 a 2012, tendo sido um idealizador do Hospital Dr. Miguel Soeiro. “O sucesso que é a Unimed hoje deve muito ao trabalho do Dr. Rodolfo, bem como de todos aqueles que deram continuidade a esse trabalho, regendo a Unimed com a mesma batuta de qualidade. Tenho orgulho de ser um cooperado da Unimed e fazer parte dessa família”, conclui o parlamentar.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e poderá ser vista, na íntegra, nas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook).