21/03/2023 12h51
atualizado em: 21/03/2023 12h51

O parlamentar usou a tribuna da Câmara de Sorocaba para pedir desculpas às mulheres por declarações feitas na sessão anterior

“O assassinato de mulheres no Brasil, infelizmente, vem se tornando comum, mas, em hipótese alguma, pode ser considerado normal.” Com essas palavras, o vereador Cícero João (PSD) usou a tribuna na sessão ordinária dessa terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Sorocaba, para se retratar de suas declarações na sessão anterior. “Eu me expressei mal ao falar sobre o assassinato de mulheres e acabei sendo mal interpretado”, afirmou, lembrando de propostas de sua autoria em prol das mulheres.

“Entre 2018 e 2021, mais 5 mil mulheres foram assassinadas em nosso país, o que coloca o Brasil como o quinto que mais mata mulher no mundo. Aqui se mata mulher 48 vezes mais do que no Reino Unido, por exemplo. Em 2021, mais de 66 mil mulheres foram vítimas de estupro e mais de 230 mil sofreram agressão física no país. E, apesar de todas as mulheres estarem expostas à violência, quase 70% das mulheres vítimas de violência são negras”, afirmou.

Respeito às mulheres – Cícero João disse ter um “enorme respeito por todas as mulheres” e enfatizou que jamais foi sua intenção ofendê-las: “Pelo contrário, sempre defendi todas as mulheres, inclusive nesta Casa de Leis, onde protocolei o Projeto de Lei nº 067/2022, justamente para instituir a Política Municipal de Prevenção e Combate à Violência Política Contra a Mulher. Esse projeto cria um observatório de monitoramento em Sorocaba para nortear a implementação de políticas públicas com perspectivas de gênero. Em breve, esse projeto entrará em votação”, adiantou.

Cícero João lembrou que seu primeiro projeto de lei protocolado e aprovado na Câmara Municipal foi o Projeto de Lei nº 086/2021, que resultou na Lei nº 12.350, de 24 de agosto de 2021, instituindo o Programa Mulher Empreendedora e o Projeto Lidera Mulher, que tem como objetivo estimular e garantir o protagonismo das mulheres empreendedoras, através da articulação de várias áreas, desde as oportunidades de negócio e de mercado para as mulheres até sua aproximação com o campo científico e de tecnologia para dinamizar as atividades de mercado.

Cícero João foi enfático: “Por isso, tenho a humildade de pedir perdão a todas as mulheres pela forma como eu me referi à violência contra mulher. Sempre defendi e vou continuar defendendo as mulheres. Inclusive, concordo com as colegas vereadoras dessa Casa de que deveria haver mais vereadoras eleitas na Câmara Municipal de Sorocaba”, enfatizou Cícero João, reiterando que é um defensor do protagonismo das mulheres na sociedade, como se depreende dos projetos de lei que apresentou na Casa.