21/03/2023 13h30
atualizado em: 21/03/2023 20h53

Objetivo do vereador é garantir direitos e benefícios aos pacientes acometidos pela doença e seus familiares

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 21, o vereador Fábio Simoa (Republicanos) protocolou o Projeto de Lei 065/2023, que estabelece no calendário oficial do município de Sorocaba a Semana Municipal de Conscientização da Doença de Parkinson, denominada "Tulipa Vermelha", a ser realizada anualmente na semana do dia 22 de abril.

O objetivo do projeto é promover a conscientização sobre a doença de Parkinson, bem como suas dificuldades e tratamentos, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Durante essa semana, poderão ser realizadas diversas ações de promoção da saúde e prevenção da doença.

O vereador destaca a importância do projeto em relação à conscientização sobre os direitos e benefícios que as pessoas acometidas pela doença possuem, muitas vezes desconhecidos. Entre esses direitos, estão o acesso a tratamentos terapêuticos e medicamentosos, além de auxílio-doença, liberação do FGTS, PIS/PASEP, isenção de impostos e tributos, entre outros, visando garantir a dignidade e a qualidade de vida dessas pessoas.

A tulipa vermelha, símbolo da doença de Parkinson, foi nomeada em homenagem ao médico inglês Dr. James Parkinson, que, há mais de dois séculos descreveu a patologia. O projeto de lei proposto pelo vereador Simoa visa aprimorar a conscientização sobre essa enfermidade e seus desafios, objetivando a promoção do bem-estar da população.

(Assessoria de imprensa – vereador Fábio Simoa – Republicanos)