23/03/2023 11h42
atualizado em: 23/03/2023 14h53

Na entrevista ao “Jornal da Câmara”, o parlamentar também falou de Transtorno do Espectro Autista e segurança de trânsito

Uso consciente da água, melhoria da segurança de trânsito e o trabalho das comissões permanentes do Legislativo foram algumas das questões abordadas pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 23, antes da sessão ordinária da Câmara de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre a lei de sua autoria que garante adaptação de sinais sonoros nas escolas municipais para alunos com Transtornos do Espectro Autista.

Cristiano Passos é autor da Lei nº 12.434, de 10 de novembro de 2021, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba a “Semana Municipal da Água”, a ser celebrada, anualmente, na semana que compreender o dia 22 de março, Dia Mundial da Água. “É importante ressaltar que, embora hoje a água não pareça mais ser um problema, devido às fortes chuvas, ela não é um bem infinito e, recentemente, em 2021, tivemos uma estiagem que levou à redução do volume de água da represa de Itupararanga. Então, é fundamental fazer um uso racional da água, evitando desperdícios”, afirma o parlamentar, acrescentando que esse é o objetivo da Semana Municipal da Água, já em seu segundo ano, como forma de conscientizar a população.

Outra recente lei da autoria de Cristiano Passos, abordada por ele na entrevista, é a Lei nº 12.733, de 10 de março de 2023, que obriga as escolas municipais a adequar a sua sinalização sonora aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para o vereador, a medida prevista pela nova lei tem como objetivo favorecer o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem das pessoas com Transtorno do Espectro Autista nas instituições de ensino.

Segurança de trânsito – Na entrevista à Rádio Câmara, Cristiano Passos também falou de segurança de trânsito, uma vez que vem cobrando da Prefeitura Municipal, por meio de requerimento aprovado na Câmara, a melhoria da sinalização em diversos pontos da cidade, como na região de Aparecidinha, onde sugere a construção de um desvio num ponto do bairro em que têm ocorrido acidentes graves.

O vereador também está solicitando medidas de trânsito na região do Nova Sorocaba, para melhorar a mobilidade, por meio de interligação com a Avenida Itavuvu. Cristiano Passos já se reuniu com o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, para discutir a possibilidade de construção dessa interligação e considerou a reunião muito produtiva.

Por fim, Cristiano Passos (Republicanos), discorreu sobre o trabalho das duas comissões permanentes que preside: a Comissão de Justiça e a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. “Essas são as duas comissões muito importantes da Casa e, no caso da Comissão de Ética, há muitas representações contra os vereadores que são injustificadas, o que significa perda de tempo, quando poderíamos estar discutindo assuntos vitais para a cidade”, enfatizou o vereador, cuja entrevista pode ser vista, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).