25/05/2023 11h21
Facebook

A iniciativa a homenagem a Ricardo Guimarães e Sandro Eduardo de Souza foi dos vereadores Fausto Peres (Podemos) e vereador Aith (PRTB)

Os empresários Ricardo Guimarães e Sandro Eduardo de Souza, da Construtora Planeta, foram homenageados, cada um, com o Título de Cidadão Sorocabano, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada no plenário da Casa na noite de quarta-feira, 24. A iniciativa conjunta foi dos vereadores Fausto Peres (Podemos), que presidiu a solenidade, e Vinícius Aith (PRTB). Os parlamentares dividiram a mesa de honra com o diretor da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelso Rodrigues e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que também prestigiou o evento.

Fausto Peres ressaltou a importância da homenagem: “O Título de Cidadão Sorocabano é a maior honraria que essa Casa de Leis pode conceder àquelas pessoas que, não tendo nascido em Sorocaba, acreditaram no potencial de nossa cidade e ajudam a construir o nosso futuro. É função da Câmara Municipal reconhecer o trabalho daquelas pessoas que acreditam na cidade e implantam aqui seus empreendimentos, gerando emprego e renda para muitas famílias trabalhadoras. São mais de 1.300 empregos e dezenas de empreendimentos”, destacou Fausto Peres.

O vereador Aith, por sua vez, como presidente da Comissão de Empreendedorismo e Trabalho, também ressaltou que os dois empresários homenageados geram emprego e renda e levam comida à mesa de muitos trabalhadores. “Fico muito feliz de homenagear Sandro Eduardo de Souza e ouvir o emocionante discurso de seus filhos, o que mostra a importância da família, que sempre defendemos aqui nesta Casa”, afirmou Aith, que, em seguida, falou do trajetória do homenageado, destacando que, hoje, a Construtora Planeta está entre as 50 maiores construtoras do Brasil. “Além de gerar emprego e renda, a Planeta realiza, por iniciativa própria, investimentos espontâneos para contribuir com a cidade, com ações voltadas para entidades filantrópicas”, ressaltou.

O prefeito Rodrigo Manga parabenizou os vereadores Fausto Peres e Vinícius Aith pela homenagem aos empresários, destacando o trabalho dos parlamentares em prol da cidade, e enfatizou que se a cidade vai bem é porque conta com uma Câmara atuante. “Como empreendedores vocês investem quase 100 por cento dos recursos da Construtora Planeta em Sorocaba e, entre seus empreendimentos, está construindo em Sorocaba o maior edifício do interior do Brasil. Além disso, ainda colaboram com o trabalho social em Sorocaba, na área de proteção aos animais e combate à dependência química, para ficar em dois exemplos”, enfatizou.

A sessão solene contou com apresentações musicais da cantora Teresa Baddini, acompanhada pelos músicos Amaral (bateria) Luís (teclado), Reinaldo (violão) e Luiz Alves (baixo). 

Sandro de Souza – Homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano pelo vereador Aith, Sandro Eduardo de Souza nasceu em Alfenas, em Minas Gerais, em 14 de agosto de 1975, filho de Joaquim José de Souza (in memoriam) e de Olinda Cândida Silva de Souza. Tem uma irmã, é casado e pai de um casal de filhos. 

Desde muito novo, ajudou seu pai no agronegócio da família, cuidando do gado e do preparo da terra. Aos oito anos, começou um pequeno negócio de entrega de leite, que realizava de bicicleta e, devido ao aumento no número de clientes, passou a fazê-lo numa charrete. Posteriormente, tornou-se motorista de caminhão, fazendo frete para terceiros.

Apesar do tempo dedicado ao trabalho, nunca desistiu dos estudos e ingressou no curso de Engenharia Civil aos 18 anos. Ainda estudante, conseguiu estágio na maior construtora da região. Em 1998, concluiu a faculdade e continuou trabalhando na construtora Renato Granha. A partir de 2000, começou a prestar serviço para várias construtoras, entre elas, a Planeta. Em 2002, foi convidado pela Construtora Paulo Afonso a prestar serviços em Sorocaba, identificando-se com a cidade.

Sandro Eduardo de Souza convidou Ricardo Guimarães para conhecer a cidade e, com isso, a Construtora Planeta acabou vindo para Sorocaba. Sandro ingressou na empresa como investidor e passou a desempenhar as funções de gestor de obras e projetista. Logo em seguida, tornou-se um dos sócios. Atualmente, além da construção de empreendimentos e da geração de emprego, a Construtora Planeta se destaca por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação.

Ricardo Guimarães – Homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano pelo vereador Fausto Peres, o empresário Ricardo Guimarães é mineiro da cidade de Patrocínio, filho de Helena Maria Guimarães Torres e Wilde Hélio Torres. Único filho homem do casal, tem duas irmãs. É pai de uma menina. Quando criança, vendia doces nas ruas, revelando-se um empreendedor nato. Aos 17 anos, começou a trabalhar no mercadinho de um tio e, em três meses, virou gerente, tornando-se sócio após um ano. 

Aos 21 anos, passou no concurso da Caixa Econômica Federal e mudou-se para Alfenas (MG). Retomou os estudos e, após alguns meses, soube de uma loja que estava à venda. Decidiu sair do banco para se dedicar ao comércio de artigos esportivos. Em quatro anos já tinha seis lojas em quatro cidades. Em seguida, mudou-se para o ramo da construção civil e começou a construir casas e pequenos prédios em Minas Gerais até constituir a Construtora Planeta, em 1998. Em 2002, transferiu as operações da empresa para Sorocaba, cidade escolhida a dedo por ele após minuciosas pesquisas de mercado. 

No seu entender, Sorocaba era o município ideal: próspero, acolhedor e bem localizado. A aposta deu certo: a parceria entre a Construtora Planeta e a cidade empregou, ao longo dos anos, milhares de pessoas e transformou a paisagem urbana do município, destacando-o no mapa da construção civil nacional como um dos polos do setor. Também é apaixonado por esportes (como corrida, ciclismo, lutas e futebol) e animais. 

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.