26/05/2023 12h56
Facebook

Educação, acessibilidade e sustentabilidade foram outros temas abordados pelo parlamentar no programa “Bate-Papo com os Vereadores” desta sexta-feira 

Geração de empregos, qualificação profissional e descentralização do PAT foram temas abordados pelo vereador Péricles Régis (Podemos) em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, na manhã desta sexta-feira, 26. Na entrevista conduzida por Carlos Garbo, o vereador também falou de suas propostas em tramitação na Casa e as que já foram transformadas em lei. Anunciou ainda a implantação da “Van do PAT”, por meio de emenda parlamentar de sua autoria. 

Tendo a geração de emprego como uma de suas bandeiras, o parlamentar iniciou falando sobre o trabalho que desenvolve há anos com a divulgação de vagas. “O trabalho é a maior ferramenta social que existe. Quando a gente consegue inserir a pessoa no mercado de trabalho, ela realmente consegue ser autossuficiente, levar o sustento a sua família, conquistando um sentimento de pertencimento entre os seus que muda sua vida”, ressaltou. 

Régis também comentou a criação da nova Secretaria do Trabalho e Renda e lembrou a descentralização do PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) – uma conquista de seu mandato, assim como a divulgação prévia das vagas nas redes sociais e prédios públicos, que também é uma lei de sua autoria. “Você que está nos ouvindo e tem uma Casa de Cidadão aí perto da sua, lá dentro tem um PAT”, ressaltou, destacando que antes as pessoas precisavam se deslocar até a sede “para tentar a sorte”.

Atualmente o vereador luta pela “Van do Emprego”, para levar a oferta de vagas ainda mais próximo da população. O parlamentar encaminhou emenda parlamentar de R$ 350 mil para a compra do veículo pelo Executivo. “Essa van, que logo logo vai ser realidade, vai até a porta da sua casa, vai na pracinha, nas áreas mais periféricas da cidade, para levar a oportunidade”, afirmou. 

Outras emendas parlamentares do vereador foram encaminhadas a Uniten, para qualificação profissional. Ainda nessa área, o vereador defende a construção de uma Etec, com cursos profissionalizantes, na Zona Norte. “Fiz uma reunião com o prefeito, que é quem pode cobrar do Governo do Estado”, disse. Enquanto isso não ocorre, o vereador defende a ampliação de salas descentralizadas das atuais Etecs, que poderiam ocupar as escolas municipais da região. 

O vereador comentou ainda algumas propostas de sua autoria que estimulam a contratação de mulheres acima de 45 anos, pessoas com mais de 60 anos, aprendizes e PCDs. 

Educação - Durante o bate-papo o vereador Péricles Régis abordou outros temas, incluindo a conquista dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a construção de nove creches na cidade. O vereador lembrou sua ida à Brasília, em 2017, quando descobriu que a cidade poderia receber R$ 28 milhões para a construção das unidades de ensino. “São mil vagas, dessas nove próximas creches, que eu atuei diretamente”, comemorou. 

Comentou ainda a aprovação da sua lei que criou a Proteção Integral à Pessoa com Doença Celíaca, criada a partir de um pedido de uma munícipe com tolerância ao glúten, que foi contaminada em uma unidade hospitalar, segundo ele. “É uma lei extensa, mas, resumidamente, é para proteger a pessoa celíaca, para que ela não corra o risco de comer alguma coisa que poderá a intoxicar. É uma política de saúde pública”, disse. 

Como presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade, o vereador discorreu a atuação da comissão e falou sobre suas propostas em prol da inclusão, incluindo a lei que prevê sessões de cinema adaptadas a pessoas com o espectro autista. Por fim, falou sobre o Programa Carbono Zero, de sua iniciativa, que prevê a compensação da emissão de combustíveis fósseis gerados pela Câmara, e sobre o “Programa Imersão”, que promove a educação política entre a população.

Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a entrevista de Péricles Régis no programa “Bate-Papo com os Vereadores” está disponível na íntegra nas redes sociais da Casa (YouTube e Facebook).