26/05/2023 13h47
atualizado em: 27/05/2023 21h40
Facebook

Propostas tem apoio da Associação Comercial de Sorocaba e visam impulsionar o comércio local de papelarias e fabricantes de uniformes.

O vereador Ítalo Moreira (PSC), em conjunto com o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Hygor Duarte, deu um importante passo para impulsionar a economia local e auxiliar as famílias sorocabanas com a apresentação de dois projetos inovadores. As propostas, intituladas Projeto de Lei Ordinária nº 107/2023 e nº 108/2023, visam fornecer vales de material escolar e uniforme, respectivamente, para os munícipes.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e oferecer suporte às famílias de estudantes da rede pública municipal de ensino, o Projeto de Lei Ordinária nº 107/2023, denominado "Programa Auxílio Uniforme Escolar", pretende instituir um auxílio financeiro para a aquisição de itens de vestuário utilizados como uniforme escolar. A proposta busca descentralizar a aquisição, permitindo que os pais ou responsáveis possam escolher os uniformes em diferentes estabelecimentos especializados na venda desses produtos.

Seguindo a mesma linha de apoio à educação, o Projeto de Lei Ordinária nº 108/2023, intitulado "Programa Vales de Material Escolar", propõe a criação de vales que poderão ser utilizados para a compra de materiais escolares nas papelarias da cidade. Essa medida visa não apenas incentivar o comércio local, mas também aliviar o peso financeiro das famílias no início do ano letivo, quando os gastos com material escolar são mais intensos.

O vereador Ítalo Moreira ressaltou a importância dessas iniciativas para a comunidade sorocabana, destacando que elas têm potencial para impulsionar tanto a economia local quanto a educação dos alunos da rede pública. "Nosso objetivo é promover uma educação de qualidade, garantindo que todos os estudantes tenham acesso aos uniformes adequados e aos materiais escolares necessários. Ao mesmo tempo, buscamos fortalecer o comércio local, favorecendo as papelarias e outros estabelecimentos da cidade", afirmou o vereador.

A parceria entre o vereador Ítalo Moreira e a Associação Comercial de Sorocaba é um exemplo de união entre o poder público e o setor privado em prol do desenvolvimento da cidade. Hygor Duarte, presidente da Associação Comercial, destacou a importância de projetos como esses para impulsionar a economia local, especialmente após um período desafiador. "Estamos empenhados em colaborar com iniciativas que beneficiem tanto os empresários quanto a população. Esses projetos representam uma oportunidade de fortalecer as papelarias e, ao mesmo tempo, auxiliar as famílias a garantirem o acesso a materiais escolares e uniformes de qualidade", enfatizou Duarte.

A expectativa é de que os projetos sejam amplamente discutidos e avaliados pelos vereadores, levando em consideração a importância de investimento na educação e no comércio local. Caso aprovados, os projetos poderão trazer benefícios significativos para a comunidade sorocabana.

Além de auxiliar na melhoria da qualidade da educação, os programas propostos pelo vereador Ítalo Moreira têm o potencial de impulsionar a economia local, uma vez que incentivam o consumo em estabelecimentos comerciais da cidade. Com a distribuição dos vales de material escolar e uniforme, as papelarias e lojas especializadas serão beneficiadas, aumentando suas vendas e fortalecendo o setor.

O vereador Ítalo Moreira destaca que a implementação dos vales de material escolar e uniforme proporcionará aos alunos a oportunidade de adquirir os materiais de acordo com suas necessidades individuais. Ele exemplifica com o caso dos lápis e lapiseiras, onde alguns estudantes preferem escrever com lápis enquanto outros se adaptam melhor com lapiseiras. Além disso, existem diferenças nas espessuras das pontas, como a 0,5 e a 0,7, e também nas formas dos lápis, como o hexagonal e o redondo. Com os vales, cada aluno poderá escolher os materiais mais adequados para o seu aprendizado.

O vereador ressalta ainda que a utilização dos vales contribuirá para o fortalecimento do comércio local. Ele menciona que, muitas vezes, em licitações para aquisição de uniformes e materiais escolares, as empresas vencedoras são de fora da cidade, como foi o caso da empresa de Minas Gerais que ganhou a licitação para fornecer os uniformes. Com os vales, o comércio local será fomentado, uma vez que os pais dos alunos poderão adquirir os uniformes produzidos por confecções de Sorocaba, estimulando a economia local e gerando empregos nos bairros.

Outro ponto destacado pelo vereador é a melhoria na logística de distribuição. Com os vales, os pais dos alunos poderão adquirir e retirar os materiais escolares e uniformes prontamente nos estabelecimentos comerciais locais, que já possuem estoque disponível para pronta entrega. Isso evitaria a espera pela confecção dos uniformes por empresas externas, que muitas vezes demanda um tempo significativo para a entrega. Além disso, essa medida aliviaria a carga de trabalho dos servidores das escolas municipais, que não precisariam mais separar e distribuir os uniformes, além de evitar problemas relacionados ao crescimento rápido dos alunos, já que os pais poderiam adquirir uniformes adequados e atualizados de acordo com as necessidades dos estudantes.

Dessa forma, o vereador destaca que a implementação dos vales de material escolar e uniforme não só beneficiará os alunos, permitindo a personalização dos materiais conforme suas preferências individuais, mas também impulsionará a economia local, fortalecendo o comércio e gerando empregos nos bairros. Além disso, a logística de distribuição será otimizada, trazendo mais praticidade para as famílias e evitando contratempos relacionados à entrega e ao crescimento dos alunos.

Os projetos também têm como objetivo promover a inclusão social, garantindo que todos os estudantes tenham acesso aos materiais necessários para o seu desenvolvimento acadêmico. Ao permitir que os pais ou responsáveis escolham os uniformes em diferentes estabelecimentos, o Programa Auxílio Uniforme Escolar proporciona autonomia e diversidade de escolha, além de incentivar o comércio local especializado em uniformes escolares.

Os vales de material escolar, por sua vez, representam um alívio financeiro para as famílias no início do ano letivo. Com a possibilidade de adquirir os materiais escolares nas papelarias da cidade, os pais poderão encontrar opções adequadas às necessidades dos estudantes, enquanto contribuem para o desenvolvimento econômico da região.

A expectativa é de que, caso os projetos sejam aprovados e implementados, haja uma significativa melhoria nas condições de aprendizado dos alunos, bem como um estímulo ao comércio local. Além disso, as iniciativas propostas pelo vereador Ítalo Moreira e pela Associação Comercial de Sorocaba podem servir como referência para outras cidades, que poderão se inspirar nessas ações conjuntas entre o poder público e o setor privado.

Agora, os projetos seguirão para as devidas análises e discussões na Câmara de Vereadores de Sorocaba, onde serão avaliados em comissões e submetidos a votação. A comunidade sorocabana aguarda com expectativa a aprovação e implementação dessas medidas, que têm o potencial de trazer benefícios tanto para o desenvolvimento educacional quanto para o fortalecimento da economia local.

(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira/PSC)