29/11/2024 12h55
atualizado em: 29/11/2024 13h01
Facebook

O vereador quer saber, entre outros questionamentos, se munícipes podem cuidar da zeladoria de jazigos às próprias custas

O vereador Fábio Simoa (Republicanos), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária de quinta-feira, 28, solicita ao Executivo informações de como se dá a zeladoria e a manutenção dos cemitérios públicos municipais de Sorocaba.

Lembrando que o cuidado com os mortos é algo muito sensível, pois envolve questões religiosas e culturais, Fábio Simoa enfatiza que o zelo com os cemitérios da cidade demanda atenção por parte do poder público e da sociedade como um todo. 

“Entretanto, munícipes se queixam que têm encontrado objeções por parte de funcionários dos cemitérios municipais no sentido de não poderem, eles próprios, efetuar trabalhos de melhoria nos jazidos de seus respectivos familiares”, conta Fábio Simoa.

O vereador observa que esses munícipes se colocaram à disposição para fazerem por conta essas melhorias nos jazigos de seus familiares, já que se encontram insatisfeitos com os serviços de zeladoria e de manutenção desempenhados pela própria municipalidade e por seus agentes.

Com base nessas queixas, Fábio Simoa indaga ao Executivo como se dá a zeladoria e a manutenção dos cemitérios públicos municipais de Sorocaba e se esse serviço é executado por servidores públicos ou por empresas terceirizadas. Também quer saber quantos servidores públicos estão lotados nessas funções e como se dá sua distribuição entre os cemitérios. 

Por fim, no caso em que um particular queira cuidar da zeladoria do jazigo de um familiar seu ou realizar melhorias no jazigo com recursos próprios, Fábio Simoa quer saber se isso é vedado e, caso afirmativo, qual seria a razão técnica ou legal para tal impeditivo.