Dispõe sobre denominação de "Ernani Martins Lourenço” a uma via pública e dá outras pro­vidências.

Promulgação: 07/10/2021
Tipo: Lei Ordinária
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


Ernani Martins Lourenço nasceu em 17 de janeiro de 1928 em Presidente Alves/SP. Acompanhado pela família, veio para Sorocaba no final dos anos 80, aos 58 anos, depois de ter construído sua vida em Osasco/SP. Sempre empreendedor e visionário, viu em Sorocaba, mais especificamente no bairro do Éden, onde na época tinha uma chácara, a oportunidade de realizar seu sonho, o de construir uma padaria. Sem perder tempo propôs a seu amigo de longa data e com larga experiência no ramo, de montar o negócio, seu amigo teve duvidas em investir, pois o bairro como sendo uma zona industrial se dividia entre industrias e chácaras. Ernani tinha tanta convicção do grande potencial do Éden e de seus moradores, que não foi difícil convencer seu amigo a investir, confiava tanto em seu faro empreendedor que nem ligava quando não acreditavam no sucesso e até achavam loucura o investimento 60 anos.

Junto do seu filho caçulo, Cesar Ernani Rodrigues Lourenço, pôs em pratica o seu grande sonho. Transformou sua chácara em um amplo terreno de esquina. Derrubou sua casa, garagem, tudo, deixando apenas o galinheiro que era uma pequena construção de alvenaria, pois foi nele que sua família moraram por meses depois de uma pequena reforma. O terreno da chácara e parte da mão de obra entraram no negocio, pois, Ernani não tinha recursos suficientes para sua parte da sociedade. Foram meses morando naquele galinheiro, meses de muito trabalho duro e privações. Como já tinha feito de um tudo na vida (foi carpinteiro, mestre de obras eletricista, encanador, caminhoneiro, corretor etc...) e foi assim com muito trabalho e economia que ele finalmente realizou seu sonho, "Montar um Padaria", no início como sócio e anos depois comprou a parte de seu amigo. 

Assim nasceu a Panificadora Barrão do Éden, sua inauguração em 27/11/1987, foi um acontecimento muito festejado por ele, por sua família e pelos moradores do bairro que se orgulhosos e empolgados com aquela construção majestosa para a época. A padaria era toda iluminada, as luzes podiam ser vistas de longe, e iluminavam parte da avenida independia (principal via do bairro, até hoje), naquela época era uma estrada estreita, escura e praticamente deserta, dai o espanto de alguns pela sua determinação em apostar num lugar tão adverso, pois não confiavam no êxito do negocio, mais se enganaram, afinal a mesma já está mais de 33 anos em atividade no bairro.

Por muito tempo a Barão do Éden foi um ponto de encontro dos amigos e de lazer para as famílias. Hoje o bairro cresceu muito, tem muitos comércios, uns ousados e imponente, outros mais tímidos e simples, mais todos com uma coisa em comum, a confiança no potencial do bairro e de seus moradores. A mesma confiança que fez Ernani arriscar tudo anos atrás. Alguns desses comerciantes se inspiraram e se aconselharam com ele, por conta de sua visão empreendedora e experiência de vida, tornou-se um conselheiro e um incentivador. 

Com sua conduta e postura ilibada, de caráter nobre, exemplo de trabalho, honestidade e coragem, e de coração solidário e prestativo, sempre com uma palavra de conforto e incentivo, ele conquistou muitos amigos. 

Esse foi Ernani Martins Lourenço, um homem de origem humilde e de hábitos simples, mais muito culto, um morador e orgulhoso e defensor de seu bairro que o acolheu e que ele colheu para viver até o fim de seus dias.