Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “Décio Luis Portella”.

Promulgação: 20/10/2021
Tipo: Decreto Legislativo
Versão de Impressão

JUSTIFICATIVA:


Tomamos a iniciativa de propor esta honraria ao doutor Décio Luis Portella, com base no inciso I, do § 3º, do Artigo 87 do Regimento Interno da Câmara, que prevê “concessão de título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao Município, ao Estado ou a Nação”.

Décio Luís Portella, residente e domiciliado em Sorocaba, é nascido na cidade de São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, hospital São Luís, nascido em 05 de janeiro de 1978. Filho da Sra. Esmênia Celeste Portella, nascida na cidade de Osasco, no estado de São Paulo, Décio é o terceiro filho de três irmãos. 

De descendência portuguesa, seu avô materno, José Antônio Portella, veio aos 18 anos de Portugal e se estabeleceu na Vila dos Remédios, cidade de Osasco, com uma padaria conhecida como Padaria Portella, pioneira na Vila.

Aos 14 anos, frequentando o ensino médio, também começou a trabalhar como caixa na Padaria do seu avô.

No ano de 1998 passou no vestibular da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde PUC-SP, campus de Sorocaba, para o curso de Medicina, onde inicia sua jornada acadêmica.

Atualmente é Professor Assistente, Mestre no Departamento de Cirurgia - Cirurgia Plástica - Cirurgia Geral e Trauma, admitido em concurso publico em 2011. 

Especializações 

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Especialização em Cirurgia Geral - PUC-SP (CRM-RQE 30497); Especialização em Cirurgia do Trauma - PUC-SP (CRM - RQE 30497); Especialização em Cirurgia Plástica - PUC SP (CRM-RQE 34556); Cursou Doutorando e Mestrado na Universidade de Sorocaba; 

É membro titular: do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC; da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP; da American Society of Plastic Surgeons.- ASPS; da American Society for Aesthetic Plastic Surgery – ASAPS; da International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS.

Atualmente é Coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Lucinda da Faculdade de Medicina da PUC-SP, onde realiza Cirurgias Estéticas e Reparadoras. Também atua em consultório particular desde 2010. 

Plantonista de Cirurgia Plástica no Hospital Unimed – Sorocaba; Cirurgião plástico na Policlínica de Sorocaba desde 2011 em Ambulatório de Câncer Cutâneo. Possui experiência como Cirurgião Geral e Trauma (2008 a 2018) no Hospital Regional de Sorocaba CHS – SP; no atendimento ao paciente politraumatizado e urgências cirúrgicas; médico do SAMU de Sorocaba (2008 a 2012). 

Coordenador da Residência Médica de Cirurgia Geral (2015 a 2017); vice-coordenador da Residência de Cirurgia Plástica - PUCSP; coordenador do internato de Cirurgia na Faculdade de Medicina PUC SP (2018 e 2019). Ao longo de sua trajetória no Serviço Público da Saúde já realizou mais de 15 mil atendimentos, sendo amplamente elogiado por sua dedicação e carisma com os munícipes, exercendo sua função com muito esmero e galhardia.

Pelos motivos acima apresentados, peço aos nobres pares que aprovem a homenagem proposta, em reconhecimento a esse profissional que adotou Sorocaba como sua cidade e aqui trabalha, gera empregos e disponibiliza o vasto conhecimento adquirido ao longo da brilhante carreira.