03/05/2011 09h41

Técnicos, estudiosos e interessados em geral devem participar d audiência pública promovida pelo vereador José Crespo (DEM)

Uma audiência pública sobre o BRT (Bus Rapid Transit), um moderno sistema de transporte coletivo urbano, convocada pelo vereador José Crespo (DEM), será realizada nesta quarta-feira (4) na Câmara Municipal, a partir das 19h30. Técnicos, estudiosos e interessados em geral nesse assunto são convidados a participar do evento.

A intenção do vereador Crespo ao convocar a audiência é a de trazer para o debate e discutir a viabilidade de implantação do BRT em Sorocaba, num complemento às profundas mudanças no sistema de transporte coletivo urbano da cidade que ele comandou há vinte anos, como presidente da Urbes.

Os terminais urbanos São Paulo e Santo Antonio e o sistema de caixa único, permitindo que o usuário fosse de ônibus, como hoje ainda vai, de um ponto a outro do município pagando apenas uma passagem, são algumas das vantagens consolidadas através daquelas mudanças.

O BRT prevê um serviço rápido, eficiente e confortável de transporte coletivo urbano que funciona à base de corredores exclusivos ou preferenciais para a circulação de ônibus, embarques e desembarques rápidos através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e pré-pagamento de tarifa, usando veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas que promovem a transferência entre rotas sem incidência de custo adicional.

Curitiba, capital do Paraná, foi a pioneira na implantação desse sistema de transportes, em 1979. Hoje, ele é copiado em diversos países, reconhecido como a melhor escolha para a mobilidade urbana principalmente por seu conceito flexível, absorvendo tanto ônibus como trens leves (VLT) e cabendo dentro da realidade física e condições do município de Sorocaba.

(Assessoria do vereador José Crespo/DEM)