09/08/2013 15h20

Na manhã desta sexta-feira, 9, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, participou da inauguração da Escola Municipal Professor José Carlos Florenzano, denominação de autoria do parlamentar através de projeto de Lei, à unidade de ensino localizada no Jardim Santa Esmeralda.

O prédio, com capacidade para 1.260 alunos da pré-escola ao ensino fundamental, distribuídos em 20 salas de aula, é considerado uma grande conquista para a comunidade.  Em seu discurso Martinez ressaltou a importância do investimento, “sobretudo no ensino fundamental, as escolas devem estar perto das famílias, para que os pais possam ser parceiros dos professores na educação dos filhos”.

Além do presidente do Legislativo, estavam presentes os vereadores Waldecir Morelly (PRP), Paulo Mendes (PSDB) e Saulo do Afro Art’s (PRP), além da viúva e do filho do professor Florenzano, do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), da vice-prefeita Edith Di Giorgi, do secretário municipal de Educação, José Simões e da deputada estadula Maria Lúcia (PSDB).

Denominação - Desde muito jovem, José Carlos Florenzano revelou sua vocação para o magistério, como professor do ensino fundamental. Mais tarde, por meio de concurso público, tornou-se diretor de escola, trabalhando em Registro e Carapicuíba.

Em Sorocaba, atuou, durante muitos anos, na Escola Estadual Humberto de Campos, tendo sido o responsável pela construção do prédio no qual a escola funciona até hoje. Também foi supervisor e delegado de ensino. Em todos esses cargos, revelou-se um profissional dedicado e idealista, que acreditava no saber como instrumento de transformação das pessoas.

Mesmo depois de aposentado, continuou prestando inestimáveis serviços ao ensino em Sorocaba, como assessor da Secretaria Municipal de Educação. Chegou a ser secretário municipal de Educação interino, em 2002, numa prova de sua competência e dedicação ao trabalho.