10/12/2020 12h25

O advogado, teólogo e escritor Nelson Malzoni, em entrevista à TV Câmara, defende o fortalecimento das instituições culturais da cidade

Nelson Malzoni, escritor, advogado e teólogo, em entrevista à TV CâmaraO advogado, teólogo e escritor sorocabano Nelson Malzoni Silvério, 38 anos, autor de obras jurídicas, poéticas e motivacionais, com 16 livros publicados, concedeu entrevista à TV Câmara, na manhã desta quinta-feira, 10, quando falou sobre sua trajetória pessoal e profissional, defendeu o fortalecimento das instituições culturais da cidade e discorreu sobre a necessidade de não se deixar abater pelas crises, como a que o Brasil e o mundo vivem por conta da pandemia de coronavírus. Malzoni foi agraciado, recentemente, pela Câmara Municipal de Sorocaba com a Medalha de Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra”, por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa.

Com formação em direito, psicanálise e psicopedagogia, além de teologia, Nelson Malzoni observa que, nesse período de pandemia, muitas pessoas estão passando por momentos difíceis, chegando a enfrentar depressão e síndrome do pânico, devido ao isolamento social e ao medo de ser contaminado. Ele considera que a maneira mais eficaz de enfrentar esse momento é não se deixar abater. “Sempre li e estudei muitos autores motivacionais, como Andrew Carnegie, Napoleon Hill e Will Durant, e eles ensinam que o sucesso chega nos momentos de crise, se soubermos aproveitá-los. Então, procurei não ter medo e aproveitei para escrever e estudar mais do que nunca”, afirma, contabilizando ter escrito mais de 3 mil páginas no período, que resultaram em cinco novos livros publicados, totalizando 16 obras até agora.

Nelson Malzoni: Medalha de Mérito Cultural por iniciativa de Fernando Dini (MDB)Entre suas obras, destacam-se Manual de Direito Médico: Teoria e Prática (Editora Rumo Jurídico, 868 páginas) e Ética e Justiça: Princípios Elementares do Direito (Clube do Autor, 331 páginas), além do livro Para Gostar de Ler: Um Tributo à Leitura e 350 Livros Essenciais (Clube do Autor, 235 páginas). Nelson Malzoni conta que toda essa bibliografia autoral foi construída com base em muito esforço e superação, uma vez que sua infância foi marcada por baixa estima e timidez excessiva. Segundo ele, a Faculdade de Direito, a religião (é membro da Igreja Adventista) e seu casamento, além das muitas leituras a que sempre se dedicou desde muito jovem, acumulado mais de 3 mil obras lidas, foram decisivos para que trilhasse o caminho da superação, tornando-se um profissional reconhecido e autor de vários livros.

Palestras nas escolas – Leitor de Fernando Pessoa, Luiz Felipe Pondé, Leandro Karnal e Mário Sérgio Cortella, uma de suas mais recentes experiências é no campo da educação, por meio de palestras para alunos das escolas públicas de Sorocaba, abordando questões que, muitas vezes, afetam as crianças no meio em que vivem, como uso de drogas, violência doméstica e preconceito racial, entre outras. Filho de mãe branca, uma italiana descendente da Calábria, e de pai negro, descendente de escravos e indígenas, Nelson Malzoni vale-se de sua própria vivência para mostrar às crianças que a leitura, o estudo e a religião são fundamentais para superar as dificuldades. “Desde criança, precisei dar muitas negativas para as drogas, a bebida e o cigarro, e esse foi o caminho que encontrei”, enfatiza, acrescentando que as palestras têm tido grande aceitação por parte das crianças e adolescentes.

Nelson Malzoni: defesa da valorização das instituições culturais de SorocabaNa entrevista à TV Câmara, Nelson Malzoni também discorreu sobre o racismo, citando o filósofo, advogado e professor universitário Silvio Almeida, autor do livro Racismo Estrutural (Editora Jandaíra, 256 páginas), e afirmou que “a mulher preta, pobre e grávida é a maior vítima do racismo no Brasil”. Malzoni observa que, ao longo de boa parte de sua vida, por medo, deixou de falar sobre o racismo, mas, agora, percebe a importância de debater a questão. “Mas o ativismo exagerado também não é bom. Importante é o empoderamento de todas as pessoas, para que todos tenham o seu espaço”, enfatiza, citando como exemplo o caso de Barak Obama, que foi o primeiro negro a chegar à presidência dos Estados Unidos.

No final da entrevista, Nelson Malzoni defendeu a promoção da cultura sorocabana, enfatizando a necessidade de fortalecer as instituições culturais da cidade, como o Gabinete de Leitura Sorocabano, a Academia Sorocabana de Letras e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. “A história e a cultura são essenciais para toda a sociedade”, sintetizou, enfatizando que “todos nós precisamos uns dos outros para construir uma Sorocaba melhor”.