28/11/2022 08h24
atualizado em: 28/11/2022 08h24

A iniciativa foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e, durante o evento, foram homenageados diversos profissionais de biomedicina

Com o objetivo de reconhecer a importância da biomedicina para a promoção da saúde e valorizar o trabalho dos profissionais da área, o Dia do Biomédico foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na manhã de sábado, 26, no plenário da Casa. A iniciativa do evento foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que presidiu a solenidade.

Além do vereador, a mesa de honra foi composta por Rosangela Guzzi Sampaulo, presidente de comissões do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região; Eric Barioni, conselheiro do Conselho Regional de Biomedicina e coordenador de graduação em Biomedicina da Uniso; e a delegada do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, Daniângela de Grandi Barbosa. Durante a solenidade também foram homenageados profissionais da área. O evento contou ainda com apresentações musicais de Luane Tejo (voz e violão).

Ciência e educação – O vereador João Donizeti, em seu discurso de saudação aos biomédicos, lamentou que, nos anos recentes, tenha havido um retrocesso sem precedentes nas políticas públicas no Brasil: “Estivemos na direção oposta de outros países desenvolvidos e ultrapassamos os piores previsões, caminhando na direção ao obscurantismo, inclusive com a negação da ciência, refletindo-se no descaso com a saúde e em mais de 650 mil mortes na Covid-19”.

“Felizmente, testemunhamos o enorme esforço da comunidade científica brasileira e seu enorme compromisso com a vida” – ressaltou João Donizeti, enfatizando que educação e ciência se complementam. Com base nesse argumento, o vereador destacou que a biomedicina articula a biologia e a medicina e, por meio da pesquisa das doenças humanas, seus elementos ambientais e epidemiológicos, promove uma ciência a serviço da vida.

A delegada do Conselho de Biomedicina, Daniângela de Grandi Barbosa falou da “importância que cada profissional de biomedicina tem para a saúde em todas as esferas e ainda no âmbito da educação, uma educação comprometida com o alto rendimento, complexidade e árduo trabalho”. No seu entender, “a biomedicina, cada vez mais, se compromete com a educação e com o futuro”.

A presidente de comissões do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, Rosângela Sampaulo, falou especialmente sobre a ética na formação e na atuação do biomédico, destacando a necessidade de muita dedicação nas 31 habilitações em que os profissionais atuam.

Por sua vez, o coordenador do curso de Biomedicina da Uniso, Eric Barioni, discorreu sobre a formação dos profissionais da área, destacando a forma compartilhada de fazer ciência e produzir conhecimento, em que professores e alunos constroem o aprendizado mutuamente.

O biomédico pesquisa as causas e a cura de doenças que afetam os seres humanos atuando em áreas como análises clínicas, acupuntura, biossegurança, estética, embriologia e reprodução humana, genética, microbiologia, saúde pública e toxicologia. O “Dia do Biomédico” foi incluído no calendário oficial de Sorocaba através da Lei nº 11.447, de 26 de outubro de 2016, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista, na íntegra, no portal da Casa e nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).