26/05/2023 08h05
atualizado em: 26/05/2023 08h05

A iniciativa do evento, que acontece nesta sexta-feira, 26, às 19h30, é do vereador Luis Santos (Republicanos)

Com o objetivo de celebrar o Dia do Tropeiro e a Semana do Tropeirismo, a Câmara Municipal de Sorocaba irá realizar uma sessão solene na noite desta sexta-feira, 26, às 19h30, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Luis Santos (Republicanos), autor de leis que valorizam a memória tropeira em Sorocaba.

“A Semana do Tropeiro tem o objetivo de lembrarmos de um período muito rico da nossa história, que alavancou todo o processo de relação do Sul e do Sudoeste do país, através desses bravos guerreiros que abriram os caminhos entre Viamão, no Rio Grande do Sul, culminando em Sorocaba, com a Feira de Muares, e chegando até Minas Gerais”, explica Luis Santos.

Luis Santos é autor da Lei nº 11.171, de 16 de setembro de 2015, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Tropeiro”, a ser comemorado, anualmente, na data de 22 de maio, com a realização de palestras, exposições e outras atividades em escolas, bem como em locais de fácil acesso à população, sem cobrança de ingressos. Também é autor da Lei nº 11.086, de 22 de abril de 2015, que institui Sorocaba como “Capital do Tropeirismo”.

Presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Sorocaba, Luis Santos destacou a importância de manter a memória sobre o Tropeirismo e a tradição tropeira na região e citou como exemplo a realização da 10ª Tropeada Paulista, que saiu de Itararé na sexta-feira da semana passada e chegará em Sorocaba neste sábado, 27.

Programação – Até o dia 31 de maio estará em cartaz a exposição fotográfica “Troperismo – Uma Tradição Secular” no Espaço Cultural do Shopping Pátio Cianê. Também até o dia 31 serão realizadas as exposições “Fragmentos da Memória Tropeira” e “Sorocaba, a Cidade da Feira de Muares” no Barracão Cultural. Ainda até o dia 31, na Biblioteca Municipal, estará em cartaz a mostra “Tropeirismo nas bibliotecas”. Na Câmara Municipal, segue em cartaz até o dia 26 a exposição sobre Tropeirismo trazida pelo ACTC (Associação Cultural Tropeira de Cerquilho), com acervo da memória dos tropeiros.

No domingo, 28, às 9 horas, terá início a cavalgada solidária no Clube União Recreativo, que seguirá até o Parque das Águas. Na segunda-feira, 29, às 14 horas, será realizada a “Oficina Culinária: Receitas típicas do Tropeirismo” na Biblioteca Infantil Municipal, para crianças de 7 a 12 anos.

A sessão solene sobre o Dia do Tropeiro, que se insere na programação do Semana do Tropeirismo, será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra) e também poderá ser vista, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano.