31/10/2023 11h27

Dois casos foram registrados em três meses na cidade, um deles nesta segunda-feira

O vereador Fernando Dini (PP) passou a cobrar da administração pública medidas que reforcem a segurança das crianças nos centros de educação infantil (CEIs) da cidade. Nesta segunda-feira, 30, um menino de três anos de idade conseguiu sair, sem ser visto, da CEI 122 – o Centro de Educação Infantil Nelson Fonseca – no Parque das Laranjeiras, zona norte da cidade.

O pai informou que ele só foi saber que a criança, deixada na unidade às 7 da manhã, fugiu da creche e chegou sozinho até a casa da avó, por volta das 14h. Isso porque a própria avó ligou para o pai, que por sua vez entrou em contato com a escola questionando o ocorrido.Ainda segundo o pai, a escola informou que a criança fugiu por um vão de um portão, que fica entre duas vias bastante movimentadas do bairro - a Avenida Dr. Ulysses Guimarães e a Rua Vidal de Oliveira.

“É uma situação que revolta todo pai de família porque poderia ter acontecido uma tragédia. Essa criança poderia ter sido atropelada, sequestrada. Não podemos ficar apáticos diante disso”, afirmou o vereador Fernando Dini.

A prefeitura de Sorocaba informou, em nota, que foi determinada a abertura de um procedimento para apuração dos fatos junto à instituição responsável pela gestão da unidade. “Precisamos de mais, precisamos de prazos para inspeções em todos os centros de educação infantil de Sorocaba e prazo para que as medidas necessárias sejam realmente tomadas, porque é o segundo caso relacionado a fuga de criança de creche aqui em Sorocaba. Em agosto uma criança escapou de uma creche também na zona norte”, lembrou o vereador.

Com relação ao caso de agosto, a prefeitura de Sorocaba informou na ocasião, que uma comissão foi formada para realizar inspeção em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino e verificar todos os pontos em que também sejam necessárias intervenções, para aumentar a segurança dos locais.“Queremos saber o que de fato foi feito de lá pra cá e o que será feito diante desse novo caso. Não queremos mais ler e saber desse tipo de notícia. Não podemos admitir que isso seja algo normal”, finalizou Fernando Dini.

(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini – PP)