14/12/2023 13h59

Produzido pela Escola do Legislativo e ministrado por servidores da Casa, formação está disponível em plataforma digital do Instituto Elevar

A Câmara Municipal de Sorocaba, por meio da Escola do Legislativo, do Laboratório de Inovação (LagLeg) e da Secretaria de Comunicação Institucional, está lançando o curso virtual gratuito “Decifrando o Legislativo Municipal”. A formação com foco em educação política foi produzida pela Rádio Câmara e está sendo disponibilizada em parceria com o Instituto Elevar de Educação e Empreendedorismo (Projeto Elevar). A assinatura do convênio com entidade aconteceu ao fim da sessão ordinária desta quinta-feira, 14, e o curso já está disponível para toda a população.

O curso, elaborado a pedido da mesa diretora da Câmara, tem o intuito de levar conhecimento das atividades e funções do legislativo municipal à toda a população, de forma ampla e gratuita, incentivando a participação popular e cidadã. A formação tem dez aulas, ministradas por servidores, e estão divididas em quatro módulos, totalizando cinco horas de gravação.

“Sempre digo que temos os melhores servidores. Parabéns a toda a nossa equipe. É Câmara Sorocaba mais uma vez saindo na frente”, destacou o presidente Cláudio Sorocaba. “Agora os vereadores podem levar esse nosso trabalho à comunidade. O conteúdo poderá servir até mesmo aos pré-candidatos a uma cadeira no Legislativo, para que saibam o que se pode ou não debater aqui na Casa”, completou o presidente.

Além dos vereadores presentes, o termo foi assinado pela presidente do Instituto Elevar, Verônica Dantas. Todos os servidores que participaram da elaboração do projeto também participaram do lançamento, assim como o secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, a supervisora da Rádio Câmara, Priscilla Radighieri, o diretor geral da Escola do Legislativo, Anderson Santos, e seu diretor acadêmico, André Fonseca, o diretor do Lab-Leg Sorocaba, Paulo Marquêz, e o chefe do setor de Qualidade Gráfica, Rafael Alves.

Como acessar – Para se inscrever no curso “Decifrando o Legislativo Municipal”, que já está disponível, o cidadão deve acessar a página do Projeto Elevar (institutoelevar.org), e em seguida clicar na aba “Serviços e Programas”, depois em “Escola Elevar” e no tópico “Educação Cidadã”. Também é possível acessar o curso pelo site do Legislativo (camarasorocaba.sp.gov.br), bastando clicar no link “Institucional”, em seguida em “Escola do Legislativo” e no link “Inscreva-se”.

“O curso foi feito com a generosa participação dos servidores da Casa. Falamos como funciona o Poder Legislativo, o que um vereador pode ou não fazer e o que cabe ao Executivo. Falamos ainda de orçamento, regimento interno e especialmente sobre a importância da participação popular”, explica a coordenadora da Rádio Câmara, onde foram gravadas todas as dez aulas do curso.