21/02/2024 16h19

Os vereadores Cláudio Sorocaba e Rodrigo do Treviso acompanharam, nesta quarta-feira (21), ao lado do prefeito Rodrigo Manga, o início das obras de revitalização do Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga, na Zona Oeste da cidade. A reforma faz parte das obras do Complexo Oeste do BRT Sorocaba, em fase final de implantação, que também contará com o terminal no local.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba, lembrou que o local era um depósito de lixo e, desde que foi implantado, o parque não passou por revitalizações significativas. "É um pedido dos moradores. Quando implantamos esse parque, foi uma conquista, mas o tempo passou e ele foi ficando abandonado. Recebi diversos pedidos aqui da comunidade e fizemos um requerimento ao prefeito, que nos atendeu e agora esse parque revitalizado vai valorizar toda essa região. Nosso povo merece", afirmou o presidente.

O vereador Rodrigo do Treviso destacou que o local tem uma importância para a comunidade. "Estou muito feliz com a revitalização, porque a praça tem que retornar para a comunidade, sendo utilizada pelas famílias, os idosos, as crianças. E aqui vamos ter também um campo, para a prática esportiva. Isso será muito bom para a população", disse Treviso.

O prefeito Rodrigo Manga salientou que as obras são feitas em parceria com a iniciativa privada, com o Consórcio BRT Sorocaba. "Essa é mais uma ação aqui para a Zona Oeste e vamos trazer as famílias, pessoas de bem para utilizar a praça. Além do ganho em qualidade de vida, isso ainda valoriza os imóveis das pessoas, os comércios. O Jardim Ipiranga merece", salientou.Além da reforma do Parque, a construção do Terminal Ipiranga está em fase de acabamento final. A cobertura metálica principal protege as duas plataformas de embarque e desembarque de passageiros, e parte do passeio público do parque. Também há um edifício de apoio, para abrigar áreas de uso público e operação do sistema, como bilheteria, setor administrativo, depósito, sala de motoristas e fiscais e vestiário de funcionários.

O Corredor Estrutural Oeste do BRT possui uma extensão de 18,8 quilômetros, 35 pontos de paradas, todos já concluídos, e compreende as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligações pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.

A meta é ativar esse trecho o quanto antes, colocando os ônibus a serviço do passageiro já no começo de abril. Deste modo, a população terá acesso a esse corredor, que atenderá a mais 45 mil sorocabanos todos os dias. A Zona Oeste ganhará 47 novos ônibus modernos e equipados com Wi-Fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras.