16/04/2024 17h22

Vereador participou, ao vivo, do programa “Bate-papo com os Vereadores” na tarde desta terça-feira, 16.

O presidente do Legislativo, vereador Claudio Sorocaba (PSD), participou do programa “Bate-papo com os Vereadores”, na tarde desta terça-feira, 16, onde fez um balanço do 6º mandato na Câmara Municipal de Sorocaba e das realizações conquistadas durante o período. Entre os destaques, estão o crescimento de proposituras e a economia de recursos.

No início da entrevista, Claudio Sorocaba lembrou que foi durante sua gestão com presidente que foi inauguração o sinal aberto da TV Câmara e falou sobre a previsão de também contar com um sinal de rádio em breve. Ele destacou que mesmo com todo o trabalho do legislativo, conseguiu fomentar uma economia de R$ 68 milhões nos últimos três anos. “Quando a gente trabalha com dinheiro público, que é dos impostos das pessoas, tem que fazer valer. E não tiramos nenhuma ferramenta da estrutura nem dos vereadores”, disse.

O parlamentar contou que a Câmara vem batendo recordes de produções e que até março deste ano forma apresentadas mais de 4 mil proposituras pelos vereadores. “Isso mostra que mesmo fazendo economia recorde, não retiramos nenhuma ferramenta dos vereadores”, afirmou, apontado ainda como diferencial o trabalho da estrutura do legislativo. “Os melhores funcionários que temos estão aqui na Câmara”, disse.

Claudio Sorocaba explicou também sobre a importância do projeto “Câmara sem papel”, colocado em prática sob sua gestão, como forma de reduzir custo e contribuir com a preservação do meio ambiente. “Sabemos que a cada dia aumenta o desmatamento e nós temos que fazer nossas parte para reduzir. Está dando muito certo”, afirmou, dizendo que a nova estrutura também permite que os trabalhos sejam desenvolvidos de forma mais rápida.

Sobre as emendas parlamentares, destinadas pelos vereadores a entidades da cidade, o presidente afirmou que serão cumpridas em acordo com o prefeito. Ele afirmou que também irá acompanhar para que os recursos cheguem de fato às entidades.

Dengue - Sobre os aumentos de casos de dengue em Sorocaba, que já somam mais de 7 mil, o presidente disse que é preciso o trabalho da prefeitura em conjunto com a população. “Tem muitas pessoas que não colaboram. A dengue nasce dentro da própria casa, as vezes é um vaso de planta, um lixo acumulado, uma latinha, e se você não cuidar o bicho vai lá e bota os ovos. Temos que fazer nossa parte”, alertou Claudio Sorocaba. “Vamos continuar cobrando ações, também do governo federal, sem tem vacina ou não, para chegar aqui na cidade”, disse.

Obras – O presidente da Câmara abordou as obras que estão e andamento na cidade e das reivindicações feitas junto ao governo municipal. Entre ela, citou a obra de interligação entre os bairros Wanel Ville e Villágio Torino, que vai facilitar a mobilidade e reduzir o tempo de viagem dos moradores dos bairros da região. Também citou a pavimentação e iluminação em LED na região do bairro Chácaras Reunidas, próximo ao novo hospital regional.

“O Wanel Ville cresceu bastante, como toda a região oeste. Temos várias obras acontecendo ali, tudo fruto do trabalho do prefeito Rodrigo Manga junto com a gente”, disse.  Ele disse estar cobrando academia ao ar livre no Santa Bárbara e que a solicitação de base da GCM na região está em fase de conclusão. “Já em construção, ao lado do banco Bradesco, na avenida Elias Maluf. A obra está bem adiantada”, disse.

Na área de educação, destacou a construção de creche no bairro Júlio de Mesquita e escola no Wanel Ville. Também falou sobre a reativação do ecoponto na região, ao lado da escola Luiz Almeida Marins, e a instalação de banheiros fixo em feiras livres.

O vereador também contou sobre a viagem a Brasília, o lado do prefeito Rodrigo Manga, para solicitar mudança no projeto do BRT, para alcançar a zona oeste. “Conseguimos essa ampliação do projeto e logo logo vão ser inaugurados o terminal do Ipiranga e do Jardim Tatiana para atender toda a população, com qualidade”, disse.

Claudio Sorocaba pontuou também outros projetos apoiados pela Câmara, como o Projeto Casa Nova Sorocaba no Jardim Tropical, além do trabalho para a criação do Pronto Atendimento no Júlio de Mesquita, com pediatria e dentista. Ainda na área da saúde, o vereador destacou a conquista do agendamento online, via aplicativo. “Muitas vezes a pessoa saia às 4 horas da manhã para ficar na fila para agendar consulta e solicitamos ao prefeito essa possibilidade”, contou, agradecendo também o Parque Tecnológico pelo desenvolvimento do sistema.

Outros benefícios que a Câmara conquistou para a população forma citados pelo presidente, como o projeto aprovado, em 2023, para auxílio de até 10 salários-mínimos para vítimas de enchente e vendaval. Também lembrou da aprovação de crédito para instalação de iluminação em LED em toda a cidade, a autorização de refinanciamento de dívidas do SAAE, o empréstimo para recapeamento asfáltico, projetos de áreas para habitação social, plano de careira do funcionalismo, regularização fundiária em 10 bairros, transferência da gestão da UPA do Éden para a Santa Casa, além de pedido de vídeo monitoramente de prédios públicos.

Por fim, Claudio Sorocaba destacou a lei de própria autoria, aprovada em 2005, que  determina o velório gratuito para pessoa carentes, com caixão, coroa de flores, velório e isenção de taxa da prefeitura. Claudio Sorocaba lembrou ainda que toda quarta-feira atende a população em escritório político no Júlio de Mesquita Filho, a Rua João Alberto Piveta, 205. A entrevista completa está disponível na programação da TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).