20/05/2024 10h42
atualizado em: 20/05/2024 11h09

Por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), Marcelo Tanaka Costa recebeu o Título de Cidadão Sorocabano

Em razão dos serviços prestados ao setor de odontologia, como líder classista e técnico do setor de próteses dentárias, o empresário Marcelo Tanaka Costa foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na manhã de sábado, 18, no plenário da Casa. A iniciativa da homenagem foi do vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), que ressaltou a atuação do homenageado em prol saúde bucal.

O vereador presidiu e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: o deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos); o secretário de Saúde, Cláudio Pompeo, representando o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO Sorocaba), Carlos Vilela; representando o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Rogério Adib Kairalla, o representante da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária de Campinas e Estado de São Paulo, Márcio Barra Grande; e o atleta de artes marciais Renato Higen.

O vereador João Donizeti, na saudação ao homenageado, ressaltou que Marcelo Tanaka é um exemplo de cidadania e se destaca como um empreendedor na cidade. “Obrigado por escolher Sorocaba para ser um agente transformador na vida de tantas pessoas aqui na nossa cidade. E digo isso de coração, por sua trajetória de dedicação e comprometimento na qualidade do serviço nessa área tão importante da saúde, que é a odontologia. Parabéns por seu um espírito dinâmico e empreendedor. A cidade e o mundo necessitam cada dia mais de pessoas criativas e empreendedoras e humanistas para a construção de um mundo melhor para todos nós”, afirmou o vereador.

O deputado estadual Vitão do Cachorrão parabenizou o vereador João Donizeti pela homenagem a Marcelo Tanaka e lembrou que, juntamente com o homenageado, criou um projeto de lei tornando obrigatória a presença de um dentista em todos os hospitais para reduzir a infecção hospitalar. O secretário Cláudio Pompeo, em nome do prefeito, também enalteceu o trabalho do homenageado. O evento contou, ainda, com apresentações musicais de Carlos Silva (voz e violão).

Ao agradecer o vereador João Donizeti pela homenagem, Marcelo Tanaka também agradeceu os demais presentes com quem compartilha as lutas em prol do setor, e disse que continuará lutando pela área, lembrando ainda a importância do Senac em sua formação. Por fim, agradeceu Sorocaba pelo acolhimento: “Essa cidade nos acolheu, a mim e a minha família, de braços abertos. Foi aqui que tive muitas oportunidades e comecei meus estudos. E foi aqui que me tornei profissional da área de prótese”, afirmou.

Dados biográficos – Paulista da cidade de Dracena, onde nasceu em 1973, Marcelo Tanaka Costa mudou-se para a capital onde passou sua juventude entre os bairros do Bexiga e Mooca. Em meados de 1989, chegou em Sorocaba com a família, onde trabalhou no Banco Banorte (Banco Nacional do Norte) e cursou o segundo grau na Escola Estadual Aggeo Pereira do Amaral.

Em 1991, serviu no Tiro de Guerra em Sorocaba e, depois, foi estudar Ciências Contábeis em Dourados, no Mato Grosso do Sul, retornando para Sorocaba em 1995. Trabalhou no Campus de Sorocaba da Unip e, entre 1997 e 1998, cursou Técnico em Prótese Dentária no Senac. Casou-se com a Aline Tanaka, unindo, além da vida, a profissão. Atualmente, são proprietários de um laboratório que é totalmente digital.

Em 2004, deu início ao primeiro laboratório de prótese, publicou trabalho técnico na área e participou da coordenação de dois congressos regionais de odontologia, fomentando o mercado. Ingressou na Câmara Técnica de Técnicos em Prótese Dentária como membro e, já na segunda gestão, tornou-se presidente desse setor. Também participou da instalação da Faculdade Campos Giglio, no Iguatemi Business, em 2018.

Atualmente, é membro da SOB Digital, que se dedica ao desenvolvimento, investigação, estudo e promoção da odontologia e prótese dentária na sua dimensão digital; é presidente da Câmara Técnica dos Técnicos em Prótese Dentária e, por dois mandatos, foi embaixador em Sorocaba da SOB Digital, além de ser presidente do Instituto de Aprimoramento Odontológico.

“Além de grande empresário e investidor do ramo da saúde em Sorocaba, Marcelo Tanaka é também um visionário e amante do esporte. Atualmente é padrinho e compõe o corpo diretivo do Instituto “HFC – Lutando por um Sonho”, que desenvolve as artes marciais em Sorocaba.

A sessão solene para entrega do Título de Cidadão Sorocabano ao pastor Elias Miguel dos Santos foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais já está disponível na íntegra.