23/05/2024 12h12

Vereador aponta transtornos causados por veículo da Prefeitura estacionado na frente de escola e busca soluções

O vereador Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba na sessão ordinária desta quinta-feira, 23, solicita à Prefeitura Municipal que reposicione a van da Casa do Cidadão, que atualmente fica estacionada na Rua José Brandão, em frente da Escola Municipal “Jaci Dourado Matielli”, no Jardim Montreal, num espaço que é diariamente utilizado pelos veículos que levam as crianças até a escola.

Ao destacar seu requerimento em plenário, Dr. Hélio Brasileiro, como pediatra, observou que quando se anda com criança nas ruas se deve pegá-la pelo punho e não pela mão, pois é mais seguro, caso contrário a criança pode se soltar facilmente, correndo o risco de ser atropelada. “Todo mundo que tem filho pequeno e acompanha criança para embarque e desembarque sabe do risco de acidente nesses momentos”, observou.

Segundo ele, é esse risco que está existindo em frente à Escola Municipal “Jaci Dourado Matielli”, uma vez que as vagas para estacionamento das vans escolares estão sendo obstruídas tanto pela van da Casa do Cidadão quanto por outros veículos, como um caminhão que estava desembarcando mercadorias. “Consequentemente, os motoristas das vans vão ter que estacionar distante e o auxiliar vai ter que levar as crianças até a escola. Além de atrasar o transporte das demais crianças para outras escolas, ainda coloca essas crianças em risco”, enfatiza Dr. Hélio Brasileiro.

O vereador observa, no documento, que a referida situação “tem trazido transtorno para o trânsito e descontentamento para os motoristas de vans, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos, quando as vans escolares não encontram local para estacionar, num espaço que já é concorrido mesmo sem a presença do veículo da Casa do Cidadão”. O vereador enfatiza que o serviço oferecido pela Casa do Cidadão é muito útil, mas seu veículo não pode atrapalhar as vans escolares.