24/05/2024 08h56

O vereador também discorreu sobre outras bandeiras de seu mandato, como o esporte e suas lutas e conquistas, especialmente na Zona Leste

A prorrogação do contrato de gestão compartilhada entre a Prefeitura e a Santa Casa na UPH da Zona Leste, a necessidade de melhorar o atendimento aos pacientes com dengue e o trabalho por melhorias na mobilidade urbana foram alguns dos temas da entrevista concedida pelo vereador Fernando Dini (PP) ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na quinta-feira, 23, antes da sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri, coordenadora da rádio, e Amanda Mendes, o vereador também discorreu sobre temas que lhe são caros, como o reforço na segurança pública, as reformas em unidades de saúde, o esporte e o apoio a projetos sociais, entre outras ações de seu mandato.

Em relação à UPH da Zona Leste, Fernando Dini lembrou que essa unidade de saúde está localizada num ponto estratégico da cidade e atende mais de 15 mil pessoas por mês, com um fluxo de pacientes ainda maior em razão da dengue. “Lutamos muito pela implantação da UPH da Zona Leste, em meados de 2013, e fico muito feliz de ter participado dessa luta, assertivamente. A unidade está rodeada por bairros carentes, como o Bairro dos Morros, Vila Sabiá, Vila João Romão, Vila Zacarias e Vila Colorau. Enfim, são 33 bairros aproximadamente. Por isso, a prorrogação do contrato entre a Prefeitura e Santa Casa para gerir essa unidade por mais 12 meses é de vital importância e contou com meu voto e meu total apoio”, afirmou o vereador, ressaltando o atendimento de excelência da unidade sob a gestão do padre Flávio Jorge Miguel Júnior. “Vamos trabalhar para que a Santa Casa continue administrando essa unidade pelos próximos anos, pelas próximas décadas” – acrescentou Dini.

Combate à dengue – Uma preocupação do vereador é quanto ao avanço da dengue na cidade. “Todos nós somos responsáveis para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras doenças, como a Chicungunha e o Zika Vírus. Nesse momento, já são aproximadamente 15 pessoas mortas e vários casos em investigação. E a dengue ainda traz severos danos à saúde”, observa Fernando Dini, que defende um plano de contingência no combate à dengue, envolvendo a população no combate preventivo ao mosquito, antes mesmo da eclosão dos casos, e agora, em meio à proliferação da dengue, a construção de unidades sentinelas para atendimento aos pacientes acometidos pela doença.

“A saúde está colapsada. Hoje o paciente vai num posto de saúde com sintomas de dengue e tem de esperar até dez horas para ser atendido, mesmo passando mal, com dores no corpo, vomitando, com dor abdominais, febre alta. Por isso, estamos lutando para que sejam implantadas, temporariamente, unidades sentinelas, mas parece que o Executivo não nos deu ouvidos e insiste em fazer esse atendimento todo misturado com outras doenças. Hoje, se paciente vai à unidade com sintomas de dengue, ele corre o risco de sair de lá com uma Covid ou outras doenças. Precisamos de uma separação no atendimento, com as unidades sentinelas exclusivas para a dengue”, afirma.

Mobilidade urbana – A mobilidade urbana foi outro tema abordado por Fernando Dini, que discorreu sobre sua luta por melhorias no trânsito, especialmente na região da Rua João Wagner Way. “Aquela região colapsou do ponto de vista da mobilidade. Antes era somente nos horários de pico, hoje é o dia inteiro um trânsito infernal. Aquela região tem crescido muito e não somos contra nenhum tipo de empreendimento, muito pelo contrário, mas desde que sejam construídos de maneira racional, levando em conta a malha viária, os sistemas de água e esgoto e assim por diante”, argumenta, ressaltando a importância da revisão do Plano Diretor e antecipando que pretende se reunir com o prefeito para tratar dessas questões.

Autor de uma homenagem na Câmara de Sorocaba aos voluntários que atuaram em socorro das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, Fernando Dini também contou que seu escritório político continua sendo um ponto de coleta de donativos e já foram quase 30 kombis carregadas. “Eu me emociono muito com a solidariedade da população. Ontem mesmo uma família levou duas garrafas de água de um litro e meio. O pai foi com sua filha, uma criança, e me disse: ‘Olha, vereador, não temos condições de doar mais, mas viemos ajudar’. Isso é muito bonito, me emociona muito”, contou Dini.

Zona Leste – Fernando Dini também discorreu sobre as melhorias que conquistou na Zona Leste da cidade, a região da Vila Hortência – “um bairro muito antigo, que cresceu com a vinda dos espanhóis” – e elencou suas lutas e conquistas relativas a UPH da Zona Leste, a Casa do Cidadão, a reforma dos postos de saúde da Vila Sabiá, Zacarias, João Romão e Vila Haro, a reforma de algumas escolas, a melhoria da iluminação pública na região e a manutenção de diversas ruas. “Quero parabenizar a Prefeitura pelo carinho com que vem olhando a região”, enfatizou o vereador.

A segurança pública é outra bandeira de Fernando Dini, que falou de sua luta por mais patrulhamento nas ruas e defendeu uma intervenção severa nos ferros velhos clandestinos, como forma de coibir o roubo de fios e cabos que têm causado prejuízo não só ao erário público, mas também a particulares. “Somos a favor do comércio legal regularizado, mas, infelizmente, existem ferros velhos clandestinos que abrem de madrugada para comprar fios e cabos. Então, precisamos de uma ação conjunta da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Polícia Civil e da fiscalização da Prefeitura para combater esse tipo de comercio clandestino”, afirmou o vereador. Por fim, Fernando Dini também falou sobre esportes – uma das bandeiras de seu mandato. A entrevista foi transmitida ao vivo pela TV e está disponível nas redes sociais (YouTube e Facebook) do Legislativo sorocabano.