27/05/2024 15h20
atualizado em: 27/05/2024 10h20

De autoria do vereador Fábio Simoa, Lei n° 13.012 declara de utilidade pública o Centro Terapêutico Rancho Cambará

Fica declarado de utilidade pública o Centro Terapêutico Rancho Cambará, que atende gratuitamente pessoas com deficiência, desde 17 de setembro de 2007, por meio de equoterapia. É o que estabelece a Lei n° 13.012, de 16 de maio de 2024, de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), publicada no Jornal do Município.

Na justificativa da lei, o vereador destaca que o Centro Terapêutico Rancho Cambará teve início com a psicóloga Aparecida de Lima Oliveira através de seu trabalho voluntário em equoterapia junto ao 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior do Estado de São Paulo, quando teve contato com a demanda de adultos e crianças que necessitam da equoterapia, mas não possuem recursos financeiros para custear o tratamento.

Hoje, a entidade realiza 25 atendimentos semanais gratuitos, contando com cinco fisioterapeutas e quatro psicólogas, todos com pós-graduação em equoterapia, além de uma veterinária, um equitador formado e dois auxiliares-guia. A entidade conta com quatro cavalos treinados e utilizados exclusivamente para a equoterapia.