27/05/2024 15h40

Na tarde deste sábado (25), no Palácio da Saúde, foram apresentadas as duas motolâncias zero-quilômetro Modelo Yamaha XTZ250 Lander que serão utilizadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na prestação de socorro ainda mais rápido à população, com a presença do vereador Fábio Simoa (Republicanos).

As equipes iniciarão as atividades com os novos equipamentos nesta segunda-feira (27) e a implantação do serviço de motolância do SAMU no município é via emenda impositiva parlamentar no valor de 120 mil reais, destinada pelo vereador Fabio Simoa.

Motolância é a união de motocicleta com ambulância, e por ser um veículo de duas rodas é mais ágil, passa por lugares difíceis, pode cortar caminhos e chegar mais rápido ao local da ocorrência. Em um atendimento de emergência, cada minuto sem socorro acarreta 10% de complicações ao estado de saúde do paciente e, por isso, a chegada rápida do Samu é fundamental para salvar vidas. Assim, quando um carro com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é acionado, uma motolância o acompanha.

Segundo o vereador Simoa, a eficácia do serviço oferecido vai além da rapidez no atendimento. “As motos conseguem ter acesso a lugares com mais agilidade com o intuito de estabilizar o paciente até a chegada da ambulância. Tenho o compromisso em trazer por melhorias e inovações para nossa querida Sorocaba”, disse o parlamentar.

(Assessoria de Imprensa – vereador Fábio Simoa/Republicanos)