28/05/2024 08h23

Recursos são destinados ao fortalecimento do órgão, visando garantir preparo para respostas a desastres naturais

Em resposta aos eventos climáticos extremos que causaram significativos transtornos e danos materiais em Sorocaba, o vereador Ítalo Moreira (União) apresentou uma proposta de emenda orçamentária que visa suplementar em R$ 700 mil a manutenção da Defesa Civil, sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Urbana.

A proposta de emenda surge como uma medida emergencial para fortalecer a capacidade de resposta da Defesa Civil de Sorocaba, especialmente após a tempestade ocorrida no dia 3 de novembro de 2023, que resultou em quedas de árvores, destelhamento de residências, interrupções no fornecimento de energia elétrica e bloqueio de vias importantes da cidade.

O vereador Ítalo Moreira destacou a urgência da medida, citando os recentes incidentes em Sorocaba e a tragédia no Rio Grande do Sul, onde enchentes e alagamentos afetaram milhões de pessoas, resultando em perdas humanas e materiais significativas. "A suplementação orçamentária é essencial para garantir que a Defesa Civil de Sorocaba esteja adequadamente equipada e preparada para responder a desastres naturais, protegendo a vida e o patrimônio dos nossos cidadãos", afirmou o vereador.

A tempestade que atingiu Sorocaba causou quedas de árvores em diversos pontos da cidade, além disso, houve danos materiais significativos, como árvores caídas sobre veículos e postes derrubados, afetando a mobilidade urbana e a segurança pública.

A proposta de emenda será analisada pela Comissão de Economia e, sendo aprovada, será discutida e votada em sessão futura da Câmara Municipal de Sorocaba. O vereador Ítalo Moreira convida a população a acompanhar o processo e a participar das discussões, ressaltando a importância da transparência e da participação cidadã na gestão dos recursos públicos.

(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira – União)