10/06/2024 10h51
atualizado em: 10/06/2024 10h52

Honraria foi concedida em sessão solene realizada na noite de sexta-feira, 7, no plenário da Câmara Municipal

O empresário Adenir Jonatan Weisheimer foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, concedido pela Câmara Municipal de Sorocaba por conta dos relevantes serviços prestados ao município, em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira, 7.

A solenidade contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado, e teve apresentações musicais do Duo Harmonia, formado pelo flautista Renato Silva e o violonista Joaquim Rodrigues.

Nascido no município de Capanema, no estado do Paraná, em 1965, Adenir Weisheimer formou-se técnico em agricultura e tornou-se empresário rural em 1986. Aos 19 anos, casou-se e foi morar no município de Barreiras, na Bahia, onde passou a plantar hortaliças para vender nas feiras livres da cidade. Posteriormente, ampliou a atuação da empresa com serviços de terraplanagem, escavações, transporte, além da produção de arroz, algodão, milho e soja.

Com 40 anos, mudou-se com a família para João Pessoa, na Paraíba, onde adquiriu uma fazenda e passou a abastecer os municípios vizinhos com milho e silagem de milho, tornando-se um importante fornecedor do governo do estado.

Chegou a Sorocaba em 2017, onde investe na criação equina. O empresário possui atualmente 127 cavalos Quarto de Milha, raça originária dos Estados Unidos considerada a melhor do mundo nas corridas de curta distância. Seu haras – o Haras Weisheimer – é referência na criação dessa raça de cavalos no Brasil e no exterior.

Por seu destaque no ramo, Adenir Weisheimer assumiu a vice-presidência do Jockey Club de Sorocaba por duas gestões e recentemente foi convidado pela nova diretoria para permanecer no cargo pelo próximo biênio. Além das disputas em pista, o Jockey também é responsável pela realização de tradicionais leilões de criatórios que produzem animais de velocidade e outras linhagens.