09/03/2009 12h00

A presença permanente de guardas municipais nos postos de saúde está sendo reivindicada pelo vereador Francisco França (PT), mediante requerimento aprovado na Câmara Municipal. O vereador lembra que, no período de carnaval, um médico foi agredido no Posto de Atendimento de Brigadeiro Tobias e outro foi ameaçado no Posto de Atendimento da Zona Oeste. “Ao menos no caso de Brigadeiro Tobias, não há guardas municipais para dar segurança a servidores e pacientes”, salienta.

O vereador lembra que a própria Secretaria de Segurança Comunitária, por meio de nota divulgada na imprensa, confirmou que não existe a presença fixa de guardas municipais em todas as unidades de saúde. “Segundo a secretaria, as viaturas da corporação fazem ‘rondas’ nas unidades que não dispõem de guardas, o que não passa de sofisma”, critica, lembrando que a insegurança nos postos de saúde preocupa o próprio CRM (Conselho Regional de Medicina).

Atuação indevida

O vereador do Partido dos Trabalhadores também lembra o tumulto que ocorreu no Jardim Nova Esperança, quando dois guardas municipais foram agredidos. “Tentaram arrebatar a arma de um deles, houve disparo e uma pessoa foi ferida”, relembra o vereador.

Segundo ele, os disparos contra a base da Guarda Municipal no bairro, em 26 de fevereiro passado, pode ter sido uma retaliação ao episódio. “Mais grave é que, segundo a Associação dos Guardas Municipais, a base atacada não é apropriada para o funcionamento, expondo os guardas que ali trabalham a um risco permanente”, denuncia Francisco França.

Por outro lado, França também relata queixas que tem ouvido de moradores a respeito da atuação dos guardas municipais: “Eles estão agindo com truculência nos bairros da periferia, revistando pessoas, o que extrapola suas atribuições”. Em seu requerimento, o vereador petista solicita esclarecimentos para todos esses problemas que tem levantado na tribuna da Câmara Municipal.