18/03/2009 12h00

Projeto de lei do vereador José Crespo deliberado nesta terça-feira pela Câmara institui o Programa Auxiliar de Segurança Pública “Vigilantes do Bairro”, com o propósito de envolver os moradores das pequenas comunidades, de maneira organizada, no esforço governamental contra a violência e pela harmonia social.

Esse programa deverá ser coordenado e operacionalizado pela Secretaria da Segurança Comunitária, que garantirá sob todas as formas o sigilo da identidade dos colaboradores. Os voluntários serão selecionados através de campanhas de divulgação e conscientização.

Esses voluntários receberão treinamento específico para a função, ficando aptos a observar e transmitir à Central de Inteligência do Programa todas as situações suspeitas que vierem a ocorrer no seu bairro, a fim de que sejam objeto de análises e ações saneadoras.

O projeto do vereador José Crespo foi inspirado num programa de segurança semelhante bem sucedido implantado nas principais cidades americanas, bem como em projeto de lei que tramita pela Assembléia Legislativa.