07/04/2009 12h00

Através de requerimento, o vereador Francisco França (PT) está pedindo ao Prefeito Vitor Lippi esclarecimentos sobre o aumento de cargos de confiança registrado no último ano  de seu primeiro mandato e primeiros meses do segundo.

Conforme reportagem publicada pelo Jornal Cruzeiro do Sul na edição de 30 de março, o número de vagas para funcionários comissionados no Executivo aumentou 14% nos últimos 15 meses, saltando de 437 para 494. A despesa anual com salários de cargos não provenientes de concurso público soma quase 27 milhões de reais, o que representa quase 9% do total gasto pela Prefeitura com pessoal.

Para França “tratam-se de despesas excessivas, havendo necessidade da diminuição do número de funções de livre provimento, o que somente pode se dar, de acordo com a legislação vigente, mediante projeto de lei de extinção de parte dessas funções, cuja iniciativa é privativa do Chefe do Executivo”, como escreveu no documento. França questiona Lippi sobre a possibilidade de criação da lei extinguindo pelo menos metade dos cargos comissionados da Prefeitura.

Consta ainda na reportagem que o Secretário de Recursos Humanos, Rodrigo Moreno, admitiu a existência de indicações políticas para o preenchimento desses cargos por parte de vereadores da base do Prefeito.

O parlamentar está pedindo cópias das portarias de nomeação e de exoneração de todos os ocupantes dos cargos de confiança desde 1 de janeiro 1997 até a hoje, citando quais foram preenchidos por indicação de vereadores. Em busca de mais esclarecimentos, está solicitando a lista completa dos funcionários atualmente em exercício em cargos de comissão, assim como suas atribuições, o valor do salário e a qual Secretaria cada um está subordinado.