17/04/2009 12h00
 

O presidente da Câmara, José Francisco Martinez, está propondo a proibição do corte de dez árvores com mais de 60 anos distribuídas por Sorocaba. Com a aprovação do projeto pelos vereadores, as árvores nobres, entre elas quatro jequitibás e uma copaíba de 180 anos, ficam protegidas por lei.

 

Como consta no Art. 7º do Código Florestal Brasileiro (Lei nº 4.771/65), qualquer árvore poderá ser declara imune de corte, mediante ato do Poder Público, por motivo de localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.

 

As espécies contempladas ficam na Praça Mendes X, três copaíbas de 61, 73 e 87 anos; no Parque Campolim, um Cedro Rosa de 79 anos; na Vila Barão, outra copaíba, esta a mais antiga com 180 anos; na Praça Oxford, uma paineira de 65 anos; no casarão de Brigadeiro Tobias, um jequitibá de 149 anos; na Vila Santana, outro jequitibá de 90 anos; e no sistema de lazer do Jardim Bandeirantes, mais dois jequitibás de 79 anos.

 

Segundo Martinez, o objetivo é garantir a preservação de árvores de “significativa importância, seja no cumprimento de suas funções ecológicas ou seu vínculo histórico com nossa comunidade”.

 

“Ao declarar imune de corte haverá promoção e conscientização ambiental, cidadania e o associativismo das comunidades envolvidas quanto à possibilidade de se proteger as espécies arbóreas através deste instrumento legal”, justifica o presidente.