22/04/2009 12h00

Devem participar representantes de entidades, Ongs, órgãos do Poder Público, Imprensa e demais cidadãos interessados

A primeira reunião de trabalho da recém-criada Comissão Parlamentar Especial de Prevenção e Combate à Pedofilia da Câmara Municipal, será realizada nesta quinta-feira, às 14h30, na sala de reuniões. O presidente da Comissão, vereador Marinho Marte, informa que foram convidados representantes de pelo menos vinte entidades, ONgs e de órgãos públicos vinculados à segurança pública. “Mas desejo ressaltar que todos os cidadãos  - de nossa cidade ou mesmo das que se situam em nossa região - interessados em participar desse trabalho serão bem-vindos”.

Marinho Marte comenta que já neste primeiro encontro “vamos fazer o diagnóstico a respeito dos índices de incidência desse crime em nossa cidade, conhecendo os dados a serem fornecidos pelas Polícias e Poder Judiciário, com a finalidade de conhecer a nossa realidade e traçar planos de ação.”

Contudo, observa Marinho, “sabemos que muitos desses crimes acabam não sendo levados ao conhecimento da autoridade pública porque são cometidos dentro do próprio lar da criança e do adolescente. É um caso específico sobre o qual temos muito que refletir e buscar soluções que visem a proteção das vítimas.”

“Em razão do manto de sigilo com o qual as famílias encobrem esse crime quando os agressores são de sua própria intimidade, entendemos que as denúncias relativas a ele devem se facilitadas por meio da ampliação de canais que possam recebê-las, inclusive anonimamente. Assim poderemos, com as autoridades públicas, desenvolver ações concretas para quebrar essa barreira do sigilo e proteger as crianças e jovens indefesas diante daqueles que antes de agredi-las, deveriam ser os primeiros a protegê-las”, concluiu Marinho Marte.

Também participam dessa comissão, os vereadores Rozendo Oliveira, Anselmo Neto, e Carlos Cézar. Todos cidadãos, individualmente ou representando alguma entidade,  que desejarem participar dessa Comissão ou que dela queiram obter mais informações, poderão manter contato com o gabiente do vereador Marinho Marte por meio dos telefones: 32381234, 3238111254 ou pelo e-mail: marinhomarte@camarasorocaba.sp.gov.br