10/08/2009 12h00

Explorando vários aspectos da história e da vida do município, mostra dos fotógrafos da Casa comemora 355 anos da cidade.

Cidade rasgada por desbravadores, como seu próprio nome revela, Sorocaba é um amálgama de natureza e cultura, em que a geografia se deixou moldar pela história, mas não sem uma luta renhida entre a paisagem natural e o elemento humano. Esse esforço dos pioneiros para moldar a natureza resultou numa cidade com uma rica diversidade urbana, em que passado e futuro se digladiam, mas também se entrelaçam, entre a dissolução e harmonia.

Com o objetivo de captar essa complexa diversidade, os fotógrafos Agnaldo Pereira, Lucas Munhoz e Luciano Quirino, que integram os quadros da Câmara Municipal, saíram a campo e compuseram um verdadeiro mosaico do passado e do presente de Sorocaba. O resultado está na exposição “Divercidade” (com “c” mesmo), aberta a partir desta terça-feira, 11, no hall do plenário da Casa. Idealizada pela secretária de Comunicação Institucional da Câmara, jornalista Cida Muniz, a mostra fica aberta ao público durante todo este mês, em comemoração aos 355 anos de Sorocaba.

O público provavelmente vai-se surpreender. A cidade do dia-a-dia aparece transfigurada no tempo e no espaço, revelando cenas que passam despercebidas ao olhar desatento do apressado homem urbano. Quem se dá conta, por exemplo, que o variado cardápio do sorocabano, além do típico virado à paulista, também comporta frutos do mar? É o que mostra o fotógrafo Agnaldo Pereira, ao destacar a venda de crustáceos no Mercado Municipal.

Já o fotógrafo Lucas Munhoz foi às raízes da cidade, na Fazenda Ipanema, localizada na vizinha Iperó, para mostrar que a natureza é capaz de desconhecer o tempo e resistir à história, permanecendo imutável. O entardecer captado por suas lentes tem a mesma pujança e beleza que deve ter inebriado os primeiros paulistas, há mais de quatro séculos, quando implantaram no local, em 1589, os primeiros fornos para produção de ferro.

Mas a modernidade de Sorocaba também se faz presente na exposição. Sobre a bucólica moldura do horizonte, Luciano Quirino explora o contraste entre as antigas casas do centro da cidade e os modernos edifícios que ameaçam beijar as nuvens. E flagra a descontração dos sorocabanos no Parque dos Espanhóis, com direito a um toque de impressionismo. Vale a pena conferir.

Foto: Vista panorâmica da região central de Sorocaba (Foto de Luciano Quirino/Câmara Municipal de Sorocaba)