20/08/2009 18h09
 

Diversos munícipes reclamam da demora no atendimento das Unidades Pré-Hospitalares

 

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) protocolou, na quinta-feira, 20, requerimento que pede informações ao Executivo sobre a possibilidade da contratação temporária e emergencial de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, para suprir a demanda nas unidades pré-hospitalares da zona Norte e Oeste, e em pronto-atendimentos que necessitem de mais profissionais.

 

Com o aumento da procura por atendimento médico, por causa da gripe suína, munícipes têm procurado a vereadora, pedindo ações no sentido de tornar mais rápido o atendimento de pessoas com sintomas gripais e aqueles que, por lei, possuem atendimento preferencial, como idosos e gestantes. Alguns afirmaram que esperaram horas pela consulta.

 

“Estamos em um momento delicado. Quanto mais rápida for a ação de combate à gripe suína, menos pessoas com quadros graves nós teremos, e mais lenta será a disseminação do vírus em nossa cidade”, afirma a vereadora. “Entendo a preocupação daqueles que passam muito tempo em uma fila esperando o atendimento e sinto que precisamos lutar contra esse quadro urgentemente”, diz, enfatizando que o sistema de saúde da cidade é bom, e que a Secretaria de Saúde vem cumprindo bem o seu trabalho.

 

Na sessão desta quinta-feira, entrou em deliberação o projeto de lei que cria o “cuidador da gripe”, aquele profissional de saúde que vai monitorar classes de alunos combatendo a disseminação da Influenza A, orientando os alunos, pais e professores, e encaminhando a especialistas aquele que apresentar sintomas gripais. O projeto entrará em discussão na próxima terça-feira. Um requerimento que questiona sobre a possibilidade de criar a figura do “cuidador da gripe”, já seguiu para o Executivo.

 

(Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)