21/09/2009 13h54

Autoridades, profissionais da área de saúde e grupos de caminhada participaram na manhã desta segunda-feira (21), no Paço Municipal, da abertura da primeira Semana de Incentivo à Medicina Tradicional Chinesa, criada pela Lei 8.622, de 25 de novembro de 2008, de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB). Além do autor da lei, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e o Secretário de Saúde, Milton Palma, participaram da cerimônia que contou ainda com presença do vice-prefeito José Ailton Ribeiro.

As atividades gratuitas incluem palestras, aulas de ginástica terapêutica chinesa ( Liang Gong e Tai Chi Chuan) e demonstração de auriculoterapia, uma prática que se baseia em estímulo de pontos na orelha.

Seguindo a programação, as atividades se repetem amanhã, terça-feira (22), no Parque Santi Pegoretti no bairro Maria Eugênia; na quarta-feira (23), no Parque dos Espanhóis; na quinta (24), na Praça Pio XII no Jardim Santa Rosália e, para encerrar, na sexta-feira (25) no Parque Campolim, sempre a partir das 9h.  Em cada um dos encontros, a palestra sobre Medicina Tradicional Chinesa e Qualidade de Vida será ministrada por Rogério Oliveira Suguitani.

O objetivo da lei que instituiu o evento é promover a integração da medicina tradicional chinesa com o sistema de saúde, por isso, a programação da semana também inclui serviços da medicina convencional, como os atendimentos oferecidos pelo Ônibus da Mulher.

O Salão de Vidro do Paço Municipal recebeu decoração típica para a abertura da semana comemorativa. Os convidados foram recepcionados pelo chinês Laurence Lai que presenteou alguns dos participantes com palavras escritas em mandarim.

Durante a abertura, o presidente da Câmara falou da satisfação de ver seu projeto em prática. “A gente deve muito ao Secretário de Saúde Milton Palma e ao Dr. Ademir Watanabe e o prefeito Vitor Lippi que fizeram que este projeto aprovado pela Câmara se materializasse”, disse.

O prefeito Vitor Lippi lembrou que Martinez é “um grande incentivador das práticas orientais”. Lippi falou sobre a importância do equilíbrio, base da medicina chinesa, para a saúde e qualidade de vida da população.

A medicina tradicional chinesa é uma das mais antigas formas de medicina oriental. A prática, desenvolvida a milhares de anos na China, ganhou adeptos em todo o mundo. Martinez, que é adepto, falou sobre os benefícios da prática. “Quando a mente e o corpo caminham bem, a vida vai bem. Temos que buscar a harmonia e eu a encontrei dentro da medicina tradicional chinesa. Espero que vocês também possam utilizar estas técnicas”, afirmou.

Milton Palma destacou a importância da integração da Medicina Chinesa com o sistema de saúde. “Hoje estamos dando mais um passo para complementar nossa política municipal de saúde”, disse o secretário de Saúde. Palma informou que, dando continuidade ao trabalho apresentado nesta semana, a acupuntura será implantada em breve no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

Após a abertura, Marisa Martinez comandou a primeira aula de Liang Gong no pátio da Prefeitura.