23/09/2009 17h07

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB), por meio de requerimento, está questionando o Executivo sobre a fiscalização, recolhimento e destino dado ao lixo hospitalar de instituições públicas e privadas da cidade. No dia 20 deste mês, munícipes encontraram lixo hospitalar na rua, em frente ao Hospital Samaritano. Em maio, munícipes denunciaram a existência de depósito irregular de lixo hospitalar próximo ao Hospital Leonor Mendes de Barros.

No requerimento, que já seguiu para o Executivo, a parlamentar quer saber, detalhadamente, como se dá a fiscalização, por parte das autoridades municipais, do processo de recolhimento dos resíduos hospitalares por empresas especializadas, tanto de hospitais públicos como privados.

“Preocupa-me terem encontrado lixo hospitalar na rua ou em um córrego, como há alguns meses. Quero saber de onde veio esse lixo, e que sejam tomadas todas as providências para isso não ocorrer novamente”, diz, baseando-se em informações passadas por munícipes, que encontraram seringas, agulha, ampolas e embalagens em frente ao hospital Samaritano, que nega ser a fonte dos resíduos.

“As situações descritas por munícipes estão em completo desacordo com as normas de saúde estipuladas para o recolhimento de lixo hospitalar. Mesmo que o lixo não seja proveniente dos hospitais, ele vem de algum lugar que utiliza material médico. Quero saber de onde e quais medidas serão tomadas contra quem o depositou irresponsavelmente na rua”, conclui.

(Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)