07/10/2009 17h35

Com a participação de várias autoridades, sessão solene comemora aniversário da nova sede da Casa.

O prédio que sedia a Câmara Municipal de Sorocaba, no Alto da Boa Vista, completa dez anos. Para comemorar a data, será realizada uma sessão solene, às 9 horas da manhã desta sexta-feira (9), sob o comando do presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB, foto), com a   presença de autoridades, representantes de vários segmentos sociais e comunidade em geral.

Formando um marco arquitetônico da cidade,juntamente com o Palácio dos Tropeiros, a sede da Câmara Municipal de Sorocaba leva a assinatura do arquiteto Ricardo Bandeira. Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bandeira veio para Sorocaba em 1987 e, desde então, realizou diversos projetos arquitetônicos na cidade.

Ao longo de sua história, a Câmara Municipal de Sorocaba funcionou em várias casas e prédios da cidade. Sua primeira sede, segundo o historiador Aluísio Almeida, foi construída por Baltazar Fernandes ,na esquina das atuais ruas São Bento e Barão do Rio Branco. Antes de ser transferida para sua atual sede no Alto da Boa Vista, a Câmara Municipal funcionava no Teatro São Raphael, que também já foi sede da Prefeitura Municipal, e hoje abriga o teatro e a sede da Fundec (Fundação Cultural de Desenvolvimento de Sorocaba).