12/11/2009 18h04

O vereador João Donizeti (PSDB) afirma que a medida traz ganhos para a educação e a saúde dos alunos e também para o meio ambiente

Toda escola infantil pública no município de Sorocaba deveria ser obrigada a oferecer merenda orgânica para as crianças. É o que defende o vereador João Donizeti (PSDB), autor de projeto de lei que estabelece a adoção de alimentos orgânicos na merenda de creches, escolas e demais centros de educação infantil do município. O projeto prevê que a adoção da merenda orgânica deverá ser implantada de forma gradativa, começando pelo patamar de 30% do orçamento destinado à aquisição de gêneros alimentícios.

Depois de receber parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Justiça da Casa, o projeto foi arquivado na sessão desta quinta-feira (12). Mas o vereador não desistiu da proposta. “Oferecer alimentação orgânica para as crianças das nossas escolas é uma medida essencial para a saúde, o meio ambiente e a própria educação”, salienta. João Donizeti estuda estratégias para sensibilizar o município a implantar a medida.

Produtos regionais “O cardápio orgânico, hoje, já conta com cerca de 40 itens, como legumes, verduras, cereais, frutas da época, geléias e derivados, sempre privilegiando produtos regionais e levando em conta as estações do ano. Em vários municípios do Paraná e Santa Catarina, a merenda orgânica foi introduzida com sucesso nas escolas”, afirma João Donizeti. O vereador observa que só há certa dificuldade na aquisição de produtos processados, como suco de frutas, leite e derivados, por problemas de adequação da legislação.

Para João Donizeti, a adoção da merenda orgânica nas escolas contribui com a educação nutricional e ambiental das crianças. “A merenda orgânica, ao promover uma alimentação livre de agrotóxicos, vai contribuir com a saúde até dos familiares dos alunos, pois as crianças tendem a influenciar seus pais por meio daquilo que aprendem na escola”, sustenta o vereador tucano, acrescentando que a medida também irá beneficiar os produtores rurais.