13/11/2009 15h51

Geraldo Reis (PV) observa que, devido às peculiaridades do trabalho que exercem, guardas ficam muitas vezes sem almoçar

O vereador Geraldo Reis (PV) quer que a Prefeitura forneça vale-refeição em forma de tíquete, pecúnia ou cartão para os componentes da Guarda Municipal de Sorocaba. A medida, segundo ele, visa corrigir “um grave problema” que afeta os guardas: “Muitas vezes, eles ficam sem almoçar, pois, devido a diligências, não conseguem chegar no horário de almoço do refeitório municipal” — sustenta o vereador.

“Os guardas municipais atendem ocorrências de natureza diversa, como acidentes de trânsito, ocorrências policiais, tumultos, preservação de locais. Elas não têm hora nem lugar para ocorrer e os guardas são obrigados a se deslocar para locais muito distantes do refeitório municipal, perdendo o horário de almoço”, argumenta Geraldo Reis. O horário de almoço no refeitório municipal — situado no Paço — restringe-se ao período de 11 às 13:30 horas, de segunda a sexta-feira.

Segundo Geraldo Reis, grande parte da corporação se alimenta fora do refeitório da Prefeitura, devido à incompatibilidade de horário, e acaba pagando a refeição do próprio bolso. “Além disso, os guardas trabalham à noite e nos finais de semana, mas o refeitório municipal funciona apenas de segunda a sexta-feira”, acrescenta. Geraldo Reis lembra que esse é o segundo requerimento que apresentou cobrando a providência, já que o primeiro obteve uma resposta negativa por parte da Prefeitura.