22/12/2009 16h36

Em seu primeiro ano de mandato, Luis Santos (PMN) teve forte atuação na área social

O vereador Luis Santos, líder do PMN na Câmara Municipal de Sorocaba, em reunião com seus assessores, fez uma avaliação de seu primeiro ano no Legislativo. Segundo ele, a avaliação faz parte das diretrizes do seu mandato, que, além de apresentar propostas e fiscalizar a administração pública, também se pauta pela auto-avaliação.

“Estamos em permanente contato com os munícipes e isso nos permite, a mim e à minha equipe, monitorar nossa atuação parlamentar. E o balanço que fazemos no final deste nosso primeiro ano de mandato é positivo”, enfatiza Luis Santos.

O vereador protocolou oito projetos de lei, voltados para as áreas de cultura, esporte e lazer, saúde e segurança pública. Um desses projetos, que proíbe o uso de capacetes, gorros ou outras coberturas que ocultem a face em estabelecimentos públicos e comerciais, virou lei (a Lei 8.984, de 23 de novembro de 2009), com repercussão positiva em todo o país.

Luis Santos também apresentou 166 requerimentos; uma moção de aplauso referente aos ônibus adaptados para deficientes físicos; 61 indicações de problemas nos bairros; 303 ofícios emergenciais protocolados diretamente nas secretarias ou no gabinete do prefeito, reivindicando soluções para diversos problemas da população de Sorocaba, além de 660 visitas a locais com necessidade de acompanhamento.

Atuação em comissões — Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde Pública, Desportos e Meio Ambiente, Luis Santos também participou oito comissões especiais. Além disso, presidiu oito audiências públicas tratando de importantes temas, tais como ruas de lazer, dependência química de crianças e adolescentes, coleta seletiva e a questão dos convênios, subvenções, auxílio e outras prestações de contas da Secretária de Saúde.

Luis Santos também liderou duas ações de bem-estar e cidadania de grande impacto junto à população: a Carreta da Saúde no Parque São Bento e no bairro de Aparecidinha e a Campanha SOS Norte-Nordeste, da qual foi idealizador e organizador, com o objetivo de ajudar as vítimas de enchentes naquelas regiões. “No próximo ano, se Deus quiser, pretendermos dar continuidade a esse trabalho”, afirma o vereador.