22/01/2010 09h45

Atendendo a um pedido do vereador  Geraldo Reis (PV),o prefeito em exercício, José Ailton Ribeiro (PSDB), recebeu esta semana uma comissão de representantes dos Guardas Municipais de Sorocaba . Geraldo Reis estava acompanhado pelo presidente da Associação dos GMs, Charles Celestino e  pelo  presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba ,Sérgio  Ponciano.

O prefeito convocou  o secretário da Segurança Comunitária, José Milton da Costa, e  a secretária de Recursos Humanos ,Silvana Chinelatto, para a reunião, que teve como tema principal a correção salarial dos Guardas Municipais.  A categoria alega que o salário base de R$ 666,00 ( seiscentos e sessenta e seis reais), não condiz com as responsabilidades da GM. “ A cidade cresceu muito desde a criação da GM , há 22 anos, e as atribuições da corporação também foram ampliadas. Hoje, além da área de segurança,  a GM também atua na Defesa Civil, no Conselho Tutelar e até na  fiscalização e controle do trânsito, mas pouca gente sabe disso”, argumentou o vereador Geraldo Reis, que também é  Guarda Municipal.

Além de um ajuste salarial , a Guarda Municipal reivindica  um plano de reestruturação da carreira e valorização profissional. José Milton da Costa apresentou uma minuta de proposta  que será analisada  pela categoria. Na oportunidade os GMs também pediram a realização de uma reforma no prédio onde funciona a sede da Guarda Municipal.