25/03/2010 15h59

A Câmara Municipal aprovou o projeto do vereador José Crespo (DEM) ,que cria o Programa Municipal de Retinoblastoma, uma forma de câncer originário das células embrionárias da retina e que afeta milhares de recém-nascidos e crianças, sobretudo até os 3 anos de idade.

Caso o tumor não seja diagnosticado logo no início, a criança ainda poderá sobreviver, mas o olho necessariamente será retirado (enucleação) para o tratamento do câncer. "Sorocaba deve implantar este Programa e ficar na vanguarda entre as cidades Saudáveis do Brasil e do mundo", destaca o vereador.

Quando descoberto tardiamente, o câncer, além de destruir a visão da criança, pode se espalhar pelo nervo ótico até o cérebro. O sintoma mais comum é o "reflexo pupilar branco" ou "reflexo de olho de gato".

Não há como prevenir esse câncer, mas o diagnóstico precoce pode curar, salvar a vida e algumas vezes até a visão da criança, com custos sociais relativamente reduzidos. "Espero que o prefeito Vitor Lippi sancione a Lei e implante o programa, divulgando-o amplamente", conclui o vereador.