07/04/2010 13h42

Projeto de lei de José Crespo (DEM) dá o nome de Alexandre Beldi Neto à Casa do Cidadão localizada no Paço Municipal

O empresário Alexandre Beldi Neto, fundador do Grupo Splice, que faleceu em 1º de março deste ano, deverá ser homenageado pela Câmara Municipal. Na sessão ordinária de quinta-feira (8), será votado, em discussão única, projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) que dá o nome do empresário à Casa do Cidadão localizada nas dependências do Paço Municipal.

No início de sua carreira empresarial, Alexandre Beldi Neto trabalhou como telefonista e distribuidor de remédios na região de Sorocaba. Em 1962, criou a Companhia Rede Telefônica Sorocabana (CRTS), que chegou a ter 30 mil assinantes. Em 1971, fundou a Splice do Brasil S.A., braço industrial do que viria a ser um grande grupo empresarial, destacando-se no fornecimento de equipamentos de transmissão digital e infraestrutura de redes.

Em 1976, as telecomunicações passaram a ser assunto de segurança nacional e a empresa CRTS teve que ser vendida ao governo federal, que criou a Telebrás. Em 1978, a Splice foi pioneira em conversores de sinalização, o que se tornou um marco no setor. Em 1981, foi a vez dos medidores de tráfego eletrônicos, operados com chips. Em 1984, o grupo se destacou na criação de terminais de videotexto, telex e aparelhos telefônicos.

O grupo expandiu-se, fundando a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), a SPL, o Banco Credibel, o Centro Universitário Newton Paiva e a BR Vias, entre outras empresas. Ao apresentar o projeto de lei dando o nome de Alexandre Beldi Neto à Casa do Cidadão que funciona nas dependências da Prefeitura, o vereador José Crespo ressaltou que “ele foi chefe de uma família numerosa, benquista em Sorocaba e respeitada em todo o país, merece esta e outras tantas justas homenagens”.

(Com Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)