08/04/2010 13h24

O secretário de Esportes, Claudio Bacci, esteve na Câmara no início da sessão ordinária desta quinta-feira (8) para dar esclarecimentos acerca de matérias veiculadas na imprensa sobre a suposta proibição de uso do Centro Esportivo Padre Pieroni, no Jardim Simus, pelo treinador de futebol Clécio Augusto dos Santos. A questão foi levantada na última sessão pelo vereador Anselmo Neto (PP) que fez o convite ao secretário.

Procurado por moradores, Neto quis saber quais motivos impedem o treinador de frequentar o centro esportivo e dar aulas no local. Questionou ainda a entrada de munícipes, que, segundo informações, estaria condicionada a apresentação de carteirinha. “Enquanto vereador, me interessa que os munícipes tenham acesso pleno a qualquer centro esportivo da cidade”, disse.

O secretário classificou as informações publicadas como “suposições, distorcidas, e sem fundamentação”. O secretário disse que o treinador não está impedido de frequentar o centro esportivo, mas sim de dar aulas por questões jurídicas e administrativas.

Informou ainda que explicou a situação a Santos antes mesmo de assumir a pasta. Em conversa com o treinador, Bacci disse que ele não poderia usar o centro na carga horária pretendida porque isto geraria vínculo empregatício e o orientou a solicitar uma permissão de uso do local, que, com sua ajuda, foi encaminhado a consultoria jurídica da prefeitura, em 21 de agosto de 2009. O pedido foi indeferido, pois, para exercer a função de professor na escolinha de futebol, Clécio Augusto dos Santos teria que ser funcionário público.

Como a decisão não foi respeitada, o treinador foi notificado judicialmente. Segundo o secretário, o administrador do centro esportivo, Valter Mendes Junior, foi procurado por uma mãe de aluno que apresentou a ficha cadastral da “Escolinha de Futebol Estrela da Manhã” – do treinador – com valor e data para o pagamento da mensalidade.

Com relação ao uso dos centros esportivos pelos munícipes, o secretário leu as normas de utilização, em vigor a mais de 20 anos, e informou a entrada no centro esportivo do Jardim Simus está condicionada a identificação, inclusive com a expedição de carteirinha de uso e crachá de visitante.  Segundo Bacci o único objetivo é o controle da frequencia, visando garantir maior segurança. “É dada a oportunidade de todos usarem, não proibimos ninguém. 100% da população questionada é favorável a carteirinha”, concluiu.

Os vereadores comentaram o caso e aproveitaram a visita do secretário de Esportes para reivindicar benefícios a outros centros esportivos.