12/04/2010 17h19

Servidores da Câmara Municipal de Sorocaba participaram na tarde de segunda-feira (12) de palestra sobre “Crédito Consciente”, proferida por Rodrigo Távora, gerente de crédito consignado do Banco Santander. O objetivo da palestra, que teve o apoio do presidente da Casa, Marinho Marte (PPS), foi ajudar os servidores a planejar seus gastos, evitando que as despesas sejam maiores que as receitas.

“É fundamental ter organização e disciplina e trazer todas as contas, nos mínimos detalhes, na ponta do lápis”, explicou Rodrigo Távora. Segundo ele, o ideal é que o planejamento seja feito levando em conta receitas e despesas de toda a família. Távora também recomendou que até despesas pequenas, com manicure ou lavajato, por exemplo, também sejam anotadas na planilha mensal.

Rodrigo Távora (na foto, com os vereadores Irineu Toledo/PRB, Marinho Marte/PPS e Geraldo Reis/PV) alertou para os riscos de se abusar do cheque especial e do cartão de crédito e afirmou que, em casos extremos, aconselha que a pessoa até quebre o cartão, para evitar novos gastos. Também observou que o uso do cheque especial deve se restringir ao pagamento de dívidas emergenciais e de curto prazo, uma vez que seus juros são altos.